NOTÍCIAS

Saúde de Janaúba comemora sucesso da campanha de vacinação contra poliomielite e sarampo

A campanha nacional de vacinação contra poliomielite e sarampo começou nesta segunda-feira (6) e Janaúba já tem muito o que comemorar. Segundo uma nota da Secretaria de Saúde enviada para a TV Prime, cerca de 30% das crianças esperadas pela campanha já foram imunizadas nesses primeiros dias vacinação. A campanha vai até o dia 31 de agosto e a expectativa é de que a meta seja atingida bem antes do prazo final.

Em 2018, a vacinação é voltada para crianças entre 1 e 5 anos, que devem ser levadas ao posto de saúde para receber vacina. É importante ressaltar que todos devem ir ao posto, independente se já tomaram o imunizante ou não. Está livre apenas quem tomou a vacina mais recentemente, nos últimos 30 dias.

Em todo o país, o Ministério da Saúde espera vacinar 11,2 milhões de crianças, chegando a, pelo menos, 95% delas. Janaúba também tem o mesmo objetivo: atingir 95% das crianças entre 1 e 5 anos. Na oportunidade, a Saúde ainda destaca que é preciso levar o Cartão de Vacinação, pois será possível completar todo o esquema de vacinação de quem não tomou todas as vacinas necessárias para a idade.

Outro ponto importante que a Secretaria de Saúde fez questão de destacar é que a campanha nacional vai até o final do mês, mas a vacina contra o sarampo fica disponível o ano inteiro nos postos de saúde. Para quem não quer perder a oportunidade de imunizar sua criança, mas não tem tempo durante a semana, o dia 18 de agosto será destinado ao “Dia D de mobilização”, quando os postos de vacinação estarão abertos ofertando as vacinas.

Lívia Mendonça

Lívia Mendonça é jornalista formada na Faculdade Estácio de Sá. No TV Prime desde 2017, atua na editoria policial. Fale comigo: livia@tvprime.com.br

Artigos relacionados

Close