Roberto Leal morreu sem saber o que tinha, segundo a família: ‘A gente mentiu para ele’

PUBLICIDADE

Antes de morrer, o cantor português Roberto Leal não sabia do seu real estado de saúde. De acordo com Rodrigo Leal, filho do artista, a família escondeu o quão grave era a doença. Ele, que também é músico, revelou a informação durante o velório que ocorreu na Casa de Portugal, em São Paulo.

A situação tem ligação com o estado psicológico de Roberto Leal: a família julgou que, uma vez acobertada a real gravidade do câncer que o acometia, o cantor não sofreria tanto abalo, não sofrendo também psicologicamente com a situação: “Ele não parou, foi o que o fez viver. A gente mentiu para ele, ele não soube o que tinha até antes de morrer”, revelou.

Ao passo que o câncer ia tomando conta do fígado de Roberto Leal, a família tentava de toda forma ludibriá-lo, a fim de que ele pudesse ficar sempre de cabeça erguida: “a gente dizia: ‘Você está com uma manchinha só’. A gente sempre driblando para que a cabeça nunca fosse abaixo”, revelou Rodrigo Leal.

Alegria em meio à dor

Mesmo lidando com o tratamento, a família lembra que Roberto Leal nunca abandonou a sua alegria de viver. O cantor, conhecido pelo seu carisma, manteve um sorriso no rosto até o final, e de acordo com o filho, será lembrado para sempre do jeito que ele gostava de se apresentar, com uma imagem feliz e bonita.

Influência na cultura portuguesa

Ainda em seu relato, Rodrigo Leal relembra a importância do pai na disseminação da música portuguesa no Brasil, algo até então imaginável há algumas décadas atrás. Durante os últimos dois anos, Roberto Leal vinha batalhando contra o câncer, e havia perdido também parte da visão por conta de duas cataratas.