Toy Story 4 esquece de Andy e dá final a Woody

PUBLICIDADE

Em Toy Story 4 é retomada a trajetória de Woody e os ex-brinquedos de Andy, agora na casa de Bonnie, para quem Andy havia dado os brinquedos ao ir para a faculdade, o que para muitos já havia sido um final, que inclusive gerou certa estranheza ao ser anunciado o quarto-filme.

Nesse capítulo, que deve ser o último da franquia, Bonnie acaba por criar um novo brinquedo, Forky, que desajeitado, acaba se metendo em algumas confusões, cabendo a Woody salvá-lo, com a ajuda de seus amigos.

Obviamente ter a chance de ver os grandes dubladores retomando seus papéis originais é algo bem interessante, especialmente se for considerada que essa franquia mudou a forma que as animações passaram a ser feitas, mas tirando esse interesse nostálgico, a animação tem pouco a oferecer, seja em termos narrativos ou mesmo de inovação.

Ao se fazer um quarto filme, os narradores assumiram que Toy Story não era sobre a amizade de um garoto e seu brinquedo favorito, como o terceiro ato havia pontuado, mas sim que toda a série de animações nada mais era do que a trajetória de Woody, o que enfraqueceu o que foi construído até então.

Sem personagens cativantes, nenhuma originalidade na narrativa e acima de tudo sem trazer nada de novo à série, Toy Story 4 é uma diversão passageira, fácil de ser esquecida e que certamente podia ter sido evitada, parecendo mais um caça-níquel do que um exemplo da força da Pixar, que tem mostrado sinais de desgaste em sua fórmula após algum tempo sob comando da Disney. Preocupante.