in

Bolsonaro ameaça não renovar concessão da Globo e emissora pode sair do ar

Reprodução: Veja
Publicidade

As emissoras de TV estão no ar como concessões públicas e que necessitam ser renovadas de tempos em tempos. Em 2022, no último ano de mandato do presidente Jair Bolsonaro (PSL), a Globo terá que renovar sua concessão.

Mas ao que tudo indica a emissora terá dificuldades para isso. Inimiga declarada de Jair Bolsonaro, a emissora terá que convencer o governo federal de que tudo está em ordem para renovar a concessão.

Publicidade

A Globo renovou a concessão pela última vez em 2007, quando o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva governava o país. A Globo tem emissoras próprias no Rio de Janeiro, São Paulo, Minas Gerais, Distrito Federal e Pernambuco.

Como funciona a renovação da concessão de TV no Brasil

A revista Superinteressante, do Grupo Abril, publicou um texto explicativo sobre renovação das concessões dos canais de TV no Brasil em julho do ano passado.

Publicidade

“Para concorrer a uma concessão, a empresa deve ter no mínimo 70% do capital nas mãos de acionistas brasileiros e respeitar o limite de controle de até dez estações em todo o país, sendo no máximo duas por estado e cinco em VHF (não entram na conta as retransmissoras)”, explica o texto da emissora.

Cabe ao ministério do governo responsável pelas concessões analisar a proposta da emissora. e validar sua exibição por mais alguns anos.

Globo nunca teve problema para renovar

Historicamente, a Rede Globo nunca teve grandes dificuldades para renovar sua concessão. Em 2007, por exemplo, o presidente do Brasil era Lula. O PT sempre se declarou inimigo da Rede Globo.

Dona da maior audiência na TV brasileira, muito à frente das suas concorrentes, a Rede Globo corre o risco de sair do ar, mas somente em 2022 saberemos se Bolsonaro vai se manter firme contra a Globo e exigirá que a emissora não tenha dívidas para renovar sua concessão.

Publicidade
Avatar

Escrito por Diogo Marcondes

Jornalista formado desde 2015. Jornalista por vocação desde que nasceu. Redator do i7 Network.

Next post

Resumo Cabocla (Viva) 31/10: Ritinha fica perplexa ao flagrar Zuca e Luís

Resumo Malhação 2008 (Viva) 31/10: Débora arma contra Angelina