Bolsonaro ameaça não renovar concessão da Globo e emissora pode sair do ar

PUBLICIDADE

As emissoras de TV estão no ar como concessões públicas e que necessitam ser renovadas de tempos em tempos. Em 2022, no último ano de mandato do presidente Jair Bolsonaro (PSL), a Globo terá que renovar sua concessão.

Mas ao que tudo indica a emissora terá dificuldades para isso. Inimiga declarada de Jair Bolsonaro, a emissora terá que convencer o governo federal de que tudo está em ordem para renovar a concessão.

A Globo renovou a concessão pela última vez em 2007, quando o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva governava o país. A Globo tem emissoras próprias no Rio de Janeiro, São Paulo, Minas Gerais, Distrito Federal e Pernambuco.

Como funciona a renovação da concessão de TV no Brasil

A revista Superinteressante, do Grupo Abril, publicou um texto explicativo sobre renovação das concessões dos canais de TV no Brasil em julho do ano passado.

“Para concorrer a uma concessão, a empresa deve ter no mínimo 70% do capital nas mãos de acionistas brasileiros e respeitar o limite de controle de até dez estações em todo o país, sendo no máximo duas por estado e cinco em VHF (não entram na conta as retransmissoras)”, explica o texto da emissora.

Cabe ao ministério do governo responsável pelas concessões analisar a proposta da emissora. e validar sua exibição por mais alguns anos.

Globo nunca teve problema para renovar

Historicamente, a Rede Globo nunca teve grandes dificuldades para renovar sua concessão. Em 2007, por exemplo, o presidente do Brasil era Lula. O PT sempre se declarou inimigo da Rede Globo.

Dona da maior audiência na TV brasileira, muito à frente das suas concorrentes, a Rede Globo corre o risco de sair do ar, mas somente em 2022 saberemos se Bolsonaro vai se manter firme contra a Globo e exigirá que a emissora não tenha dívidas para renovar sua concessão.