Maior audiência da história e mais curiosidades sobre TV aberta

PUBLICIDADE

A TV aberta já viveu muitos dias de glória, isso em relação à um passado muito recente. Com a chegada das novas tecnologias, TVs smart e facilidade de diversificação de conteúdo, houve uma considerável fuga de público, antes cativo nela por conta dos valores salgados de se contratar uma TV por assinatura.

Dito isto, ainda hoje, a TV aberta é de longe a que mais repercute. Alguns programas são líderes de audiência e coisas que ocorrem ao vivo, muitas vezes, acabam viralizando nas redes sociais com muita facilidade.

Conheça algumas curiosidades históricas da TV brasileira

A primeira emissora de televisão oficial do país foi a TV Tupi São Paulo. Ela conseguiu se manter ativa até 18 de julho de 1980, quando encerrou suas atividades.

No ano de 1972 ocorreu um marco histórico em todo país. Durante o festival da uva, em Caxias do Sul, ocorreu a primeira transmissão televisiva em cores. Até então tudo era gravado em preto e branco e as TVs mostravam em tons de cinza.

Começo da era das celebridades foi na década de 20, nesta época a TV, e até mesmo a energia elétrica, era muito restrita no país. Um dos fenômenos de popularidade era o Gato Félix, sucesso em 1928.

Na década de 30, embora a produção de TVs já tivesse escala industrial, poucas pessoas tinham acesso à elas. Eram consideradas muito caras e pouco acessíveis. Não raro, os vizinhos se juntavam em torno da casa de um que possuía para assistirem aos programas.

O recorde histórico de audiência da TV aberta foi alcançado em 2002. Ocorreu quando os brasileiros se uniram para assistir à grande final da Copa do Mundo, onde o Brasil sagrou-se pentacampeão. A Rede Globo marcou mais de 85 pontos ao transmitir o jogo de madrugada.