Curiosidades sobre a história da TV brasileira

PUBLICIDADE

A vida sem a TV com certeza não seria a mesma. Hoje, o celular com certeza é o principal meio de entretenimento eletrônico no mundo, mas até bem pouco tempo atrás, antes de toda a tecnologia que existe na palma da mão e sendo carregado nos bolsos ou bolsas para todos os lugares, não era bem assim.

Seja com vídeo-games, DVD’s ou mesmo assistindo à grade da programação de TV aberta, existe sempre um lugar de destaque para a televisão.

Há um ‘conflito’ sobre quem teria registrado o primeiro sistema de televisão mundial, essa ‘guerra’ envolve três potencias tecnológicas. Inglaterra, Alemanha e Estados Unidos querem a reivindicação de ter sido a primeira nação, ou seja, a pioneira nos sistemas de transmissão televisivos. No lado dos americanos, a NBC, uma das emissoras mais antigas, foi inaugurada em 1939.

Número de aparelhos televisores no mundo

Uma outra curiosidade é o exorbitante número de aparelhos, que cresceu mais que exponencialmente. Em 1936 a ‘população’ de aparelhos de televisão no mundo inteiro era de apenas 2 mil unidades. Já em 1948, 12 anos após, esse número já seria de 1 milhão no mundo. Em 1996, o número de aparelhos chegava pela primeira vez ao bilhão.

Primeiro comercial da história

A WBNT é reconhecida por ter exibido o primeiro comercial da história da TV, tratava-se de um relógio da marca Bulova, exibido durante 20 segundos. O custo pela aparição foi de US$ 9 dólares.

A Rede Globo de televisão, só para se ter uma ideia de que pé que se encontra na atualidade, veicula aproximadamente 17 milhões de comerciais por ano.