O que esperar de His Dark Materials?

PUBLICIDADE

“His Dark Materials” é uma adaptação do livro “Fronteiras do Universo”, que tem por exemplo, como um de seus livros “A Bússola de Ouro”, que inspirou um filme em 2007. Porém aqui na série o objetivo é de abordar todas as fases dos livros, contando uma história completa.

Em seu primeiro episódio a série se preocupou em apresentar o universo e as características de cada personagem que a compõe. A proposta da HBO é de que o público possa assistir à série e ter toda a experiência que teria lendo o livro, ou seja, para isso seu roteiro será fiel ao conteúdo original. 

A série se situa em uma realidade alternativa, onde os meios de transportes são diferentes que os nossos, bem como a estruturação social, que fica abaixo de um grupo de líderes, chamados de “Magistério”. Ele é formado por pessoas influentes de diversas religiões, sendo a autoridade máxima nessa sociedade. 

No universo, cada humano possui um animal de estimação, chamados “daemons”. Os daemons representam naquela sociedade uma extensão da alma da pessoa. No momento da puberdade ela poderá escolher qual daemon seguirá para o restante de sua vida, sendo uma simbologia da entrada a fase adulta. 

Bem, essa é uma análise bastante superficial e pobre de um universo grandioso e que tende a levar “His Dark Materials” para o posto de uma das principais séries da HBO. Ainda mais se analisarmos o elenco, composto por James McAvoy e Dafne Keen, por exemplo.  

A fotografia apresentada nos primeiros episódios tem sido um show a parte, com posicionamentos minuciosos de câmera e cortes para o ambiente. Vale lembrar que a produção da série é em conjunto entre HBO e BBC. 

Ainda é muito cedo, mas “His Dark Materials” parece ter um grande futuro.