in

Kéfera dá aula de feminismo a homem que a interrompe no ‘Encontro, com Fátima Bernardes’

Reprodução / Rede Globo
Publicidade

O programa Encontro, com Fátima Bernardes, desta quinta-feira (13), levantou mais uma vez um debate sobre o feminismo. Kéfera Buchmann, uma das convidadas do programa, rebateu os argumentos de um homem presente na plateia que, ao que parece, tinha uma visão distorcida sobre o movimento feminista.

O estopim para a aula de feminismo 

Tudo começou quando Fátima Bernardes abriu espaço no programa para que o pessoal da plateia se manifestasse. Um rapaz chamado Wallace deu a entender que o feminismo na pratica é diferente, alegando que na teoria as feministas falam: “nossa, temos que respeitar, tem que ser isso, tem que ser aquilo”, mas na hora de colocar em prática começam as agressões. O rapaz completou citando um caso que viu em uma rede social.

“O cara falou assim: ‘Sou trabalhador, carrego um monte de cimento, sou muito mais forte que as mulheres’, opinião dele, e ele ainda acrescentou: ‘Elas deveriam me valorizar’. Parece que ele mexeu com uma colmeia, veio um bando de mulheres para falar: ‘Você mexeu com uma, mexeu com todas, quero ver se você é macho o suficiente’. Isso é uma opinião dele”, disse.

Publicidade
Publicidade

Kéfera dá aula de feminismo ao integrante da plateia

Kéfera defende, abertamente, os direitos iguais em suas redes sociais e não deixou barato. A atriz disse que o que o rapaz estava fazendo se chama mansplaining, que é o homem explicando o feminismo para a mulher. “Não é necessário, a gente sabe muito bem o que é feminismo e a gente entende o seu ponto de vista, só que é desnecessário”, respondeu. 

Wallace ainda tentou se justificar interrompendo a artista, que continuou dizendo que, agora, o rapaz estaria manterrupting, que é quando o homem tenta interromper uma mulher enquanto ela explica o feminismo para ele. “Wallace, entenda. Não é o seu lugar de fala. Você pode ouvir, complementar e nos respeitar, você não tem que ensinar para a gente”, explicou a jovem, contando com o apoio de Heloísa Buarque de Hollanda, autora do livro Explosão Feminista. 

Publicidade
Publicidade
Publicidade
Higor Mendes

Escrito por Higor Mendes

Redator com três anos de experiência, apaixonado por história da Segunda Guerra Mundial, política, futebol e curiosidades em geral.