Kéfera dá aula de feminismo a homem que a interrompe no ‘Encontro, com Fátima Bernardes’

PUBLICIDADE

O programa Encontro, com Fátima Bernardes, desta quinta-feira (13), levantou mais uma vez um debate sobre o feminismo. Kéfera Buchmann, uma das convidadas do programa, rebateu os argumentos de um homem presente na plateia que, ao que parece, tinha uma visão distorcida sobre o movimento feminista.

O estopim para a aula de feminismo 

Tudo começou quando Fátima Bernardes abriu espaço no programa para que o pessoal da plateia se manifestasse. Um rapaz chamado Wallace deu a entender que o feminismo na pratica é diferente, alegando que na teoria as feministas falam: “nossa, temos que respeitar, tem que ser isso, tem que ser aquilo”, mas na hora de colocar em prática começam as agressões. O rapaz completou citando um caso que viu em uma rede social.

“O cara falou assim: ‘Sou trabalhador, carrego um monte de cimento, sou muito mais forte que as mulheres’, opinião dele, e ele ainda acrescentou: ‘Elas deveriam me valorizar’. Parece que ele mexeu com uma colmeia, veio um bando de mulheres para falar: ‘Você mexeu com uma, mexeu com todas, quero ver se você é macho o suficiente’. Isso é uma opinião dele”, disse.

Kéfera dá aula de feminismo ao integrante da plateia

Kéfera defende, abertamente, os direitos iguais em suas redes sociais e não deixou barato. A atriz disse que o que o rapaz estava fazendo se chama mansplaining, que é o homem explicando o feminismo para a mulher. “Não é necessário, a gente sabe muito bem o que é feminismo e a gente entende o seu ponto de vista, só que é desnecessário”, respondeu. 

Wallace ainda tentou se justificar interrompendo a artista, que continuou dizendo que, agora, o rapaz estaria manterrupting, que é quando o homem tenta interromper uma mulher enquanto ela explica o feminismo para ele. “Wallace, entenda. Não é o seu lugar de fala. Você pode ouvir, complementar e nos respeitar, você não tem que ensinar para a gente”, explicou a jovem, contando com o apoio de Heloísa Buarque de Hollanda, autora do livro Explosão Feminista.