Filmes que previram acontecimentos de anos posteriores

PUBLICIDADE

O mundo da ficção é amplo, diversas coisas podem ser ditas e criadas dentro do contexto de um filme. Se você parasse agora e pensasse em 10 objetos que teremos no futuro, é possível que acerte uma, duas ou até mais que isso, principalmente se for uma pessoa antenada nas novidades, talvez isso explique alguns acertos em previsões feitos pelos filmes, mas outras são bem esquisitas, não há como duvidar, dê uma conferida a partir de agora em todas essas previsões e comente qual você achou mais incrível.

A Outra Face de 1997 apresentou a história de personagens que tiveram seus rostos trocados, numa espécie de transplante de rosto…porém naquela época ninguém imaginaria que hoje, em 2019, esse tipo de tecnologia iria existir, para falar a verdade o primeiro transplante de rosto aconteceu em 2005, apenas oito anos depois do lançamento do filme. E o detalhe mais irônico disso tudo é que A Outra Face foi duramente criticada pela crítica e pelo público por ser muito irrealista…quem diria. 

Os Tempos Modernos com Charles Chaplin pode ser colocado na prateleira de obras filosóficas do cinema, além claro de abordar um problema que aconteceria quase cem anos após sua estreia em 1936. Hoje pode parecer óbvio a todos que a máquina substitui classes de trabalhadores gerando desemprego, mas naquela época seguir essa linha de pensamento era de uma análise tão futurista, difícil de prever com tanta exatidão. 

O Show de Truman mostra uma situação que virou tendência pelo mundo a partir dos anos 2000, porém o filme é de 1998. No filme o personagem Peter Weir descobre que toda sua vida é monitorada todos os dias e milhares de pessoas em todo o mundo passam horas e mais horas vendo seus hábitos, gostos e tudo mais. Engraçado, parecem alguns reality shows dos tempos atuais não é mesmo? 

Em 2001: Uma Odisseia no Espaço o público foi apresentado a um sistema de inteligência artificial chamado HAL 9000. Se você analisar bem o sistema atua de forma idêntica a Siri, o assistente pessoal usado nos iPhones. Porém o filme é de 1968.