in

A Lavanderia surpreende em sua simplicidade e astúcia

netflix
Publicidade

Com o despretensioso título de A Lavanderia, Steven Sordenberg traz uma versão quase teatral do que seria o escândalo envolvendo os Panama Papers, dezenas de milhões de documentos vazados em 2016, oriundos de uma firma de advogados no Panamá que teria a gestão de mais de 200 mil empresas do tipo offshore, veículo favorito para investimentos fraudulentos em paraísos fiscais. 

Como a questão da fraude é extremamente complexa, o filme quebra a quarta barreira e faz uso dos atores Antonio Bandeiras e Gary Oldman, os advogados em questão, como narradores, do início ao fim, explicando a evolução financeira e depois como funciona uma offshore, em um tipo de narrativa condescendente utilizada em A Grande Aposta. 

Condescendente mas necessária, diga-se de passagem. E segue a linha de uma explicação global para depois resgatar um incidente local, segurado de forma fraudulenta por uma dessas empresas de fachada, para mostrar a trajetória de uma dona de casa aposentada, Meryl Streep, em busca de respostas e da indenização devida pelo acidente em questão. 

Publicidade
Publicidade

Simples de entender, mas confuso de explicar, A Lavanderia mostra como cada país tem seu escândalo do tipo lava-jato, que não por acaso conversa com os Panamá Papers no final do filme, e acaba por ajudar a mostrar uma crítica bem desenvolvida de vários países tidos como bastiões da moralidade. Uma boa chance de ver um Steven Sordenbergh fazendo o cinema que mais gosta, autoral e sincero, usando atores que parecem estar engajados na crítica e ao mesmo tempo se divertindo com a oportunidade, sem se poupar a autocrítica (quando as offshores são explicadas, é dito que o Diretor por exemplo tem 5 e o roteirista, 1). 

Filme com cara de documentário, boas atuações e uma narrativa precisa fazem de A Lavanderia um filme que chega de mansinho e dá um tapa na cara de quem assiste. Pela quebra da quarta barreira, quase que literalmente.

Publicidade
Avatar

Escrito por Bene!

Um curioso acima de tudo. Amante das artes, busco viver sem rótulos e explorar o que a alma pede. Escrevo sobre o que gosto, amo, odeio, me faz pensar e me faz sentir. Espero que minhas ideias, palavras e ações sejam meu legado. Bem vindos e espero que gostem.

Next post

Relacionamentos de famosos que terminaram em 2019

Jeniffer morre na novela Bom Sucesso, após tentar chantagear Diogo para ficar rica