Youtuber pode ser regulamentado e virar profissão no Brasil

PUBLICIDADE

Já faz algum tempo desde que o número de youtubers no Brasil só faz crescer. Agora, com a possibilidade de se tornar uma profissão, esse número deve disparar ainda mais.

O deputado federal Eduardo da Fonte protocolou em novembro deste ano, um projeto de lei na Câmara Federal com o objetivo de regulamentar a profissão de youtuber no país. 

De acordo com a proposta que foi apresentada, para se tornar um youtuber, a pessoa interessada teria que cumprir uma série de normas para poder exercer a atividade, assim como qualquer outra profissão que já existe no Brasil. 

Tais regras incluem uma jornada de 6 horas diárias no mínimo, com um intervalo de 45 minutos para fazer a refeição. Além disso, o profissional teria a garantia de que não será obrigado a fazer algo que coloque em risco sua integridade física e moral.

Eduardo da fonte, que está pro trás do projeto, falou sobre o assunto, dizendo: “Considera-se como tempo de trabalho o período de gravação, bem como o tempo necessário de preparação, nele incluídos ensaios, pesquisas, estudos, atividades de promoção e de divulgação, bem como as atividades de finalização do vídeo”. 

A contratação de youtubers poderá ser feita de várias formas

Ainda segundo o texto, a contratação pode ser feita de várias formas, sem que haja um vínculo de exclusividade. No projeto de lei que foi apresentado pelo político, ele define os youtubers como criadores de vídeo com amplo alcance de seguidores e afins. Além disso, na maioria das vezes acabam sendo discriminados pela classe artística. 

Projeto será levado ao Senado para aprovação

Após ser protocolado, o novo projeto deverá ser votado na Câmara e passar pelas comissões até finalmente chegar ao Senado para ser votado e aprovado.