Viúva de Gugu quer ser inventariante da fortuna do apresentador; o que isto significa?

PUBLICIDADE

Rose Miriam decidiu entrar na Justiça com um pedido para ser inventariante da fortuna deixada por Gugu Liberato. A viúva do apresentador alega que vem enfrentando ‘dificuldades de toda natureza’ e quer fazer valer seus direitos.

A médica alega que foi companheira de Gugu por quase 20 anos, que é a representante legal das gêmeas, fruto do seu relacionamento com o apresentador e por isso deve ser a inventariante, além de ter direito a parte dos bens deixados por ele.

A questão é que o testamento foi feito por Gugu em 2011 e ele não colocou o nome de Rose entre os herdeiros, além de eles não serem casados oficialmente. Rose explicou que nesta época ela e Gugu estavam passando por uma crise, mas depois se entenderam e reataram o relacionamento.

O que é e o que faz um inventariante?

Após a morte de uma pessoa é feito o inventário, o processo que fará o levantamento de todos os bens deixados pelo falecido. O inventariante é a pessoa que ficará responsável pelos atos dentro deste processo, por exemplo, terá que zelar pelo documento onde estão as informações sobre o caso.

Outro exemplo de função do inventariante: se o falecido deixou um imóvel alugado e o inquilino não está pagando em dia, será o inventariante que deverá ajuizar a ação de despejo.

Também cabe ao inventariante cuidar de todos os bens, para que sejam preservados e tudo de forma transparente. Pode ser inventariante o cônjuge ou companheiro, herdeiro que estiver na posse do patrimônio e em alguns casos até um representante legal.

No caso de Rose Miriam, um de seus primeiros passos é conseguir provar na Justiça que ela e Gugu tinham uma união estável, pois conviveram por quase 20 anos , e assim ficará mais fácil para ela conseguir ser inventariante.