Morte de Alberto em Bom Sucesso é anunciada e forma comove: ‘Ortotanásia’

PUBLICIDADE

Dentre muitos temas que a novela da Rede Globo Bom Sucesso’ tem buscado tratar entre dramas e comédias, o principal tema tratado é a morte. Em inúmeros lugares do mundo, a morte é um assunto pouco tratado entre as pessoas, visto que ninguém a aceita de forma espontânea.

Embora a morte seja uma certeza para todos, são poucas as pessoas que realmente pensam nela como algo certo. Mas, a novela resolveu conscientizar as pessoas tratando a morte como algo, além de certo, também com data marcada. Ou seja, o elenco precisa trabalhar suas tramas entorno de uma morte que já sabem quando, como e porquê vai acontecer.

Alberto é o paciente diagnosticado com uma doença terminal, em que os seus órgãos aos poucos vão parando. No decorrer da novela, o personagem chegou a cogitar fazer a eutanásia – procedimento que familiares e médicos (em consentimento) podem matar o paciente, a pedido do mesmo, a fim de evitar mais dor e sofrimento ao próprio paciente.

Contudo, esse procedimento é proibido no Brasil, sendo considerado um homicídio passível de procedimentos legais incluindo a perda da licença para exercer a medicina aos médicos e equipe hospitalar envolvida.

Mas, há um procedimento que é um direito de todo e qualquer paciente com doenças consideradas graves ou terminais: a ortotanásia. A ortotanásia é quando um paciente pode escolher se quer ser submetido aos procedimentos de tratamento em casos de câncer, por exemplo.

Dessa forma, um paciente de câncer pode escolher não fazer quimioterapia, ou não ser submetido ao processo de reanimação em caso de parada cardíaca, por exemplo.

E é esse procedimento que o personagem de ‘Bom Sucesso’ vai aplicar em sua condição. Durante a novela, Alberto está tentando fazer a sua morte, a menos sofrida possível. E a ortotanásia é a forma que ele encontrou de fazer tudo em consenso com o hospital e sua família.