Ministério Público abre ação para excluir vídeos de youtubers mirins

PUBLICIDADE

O Ministério Público do Estado de São Paulo entrou com uma ação civil pública pedindo que o Youtube retirasse os vídeos de youtubers mirins. que estão fazendo propagandas disfarçadas. Segundo a ação apresentada, os youtubers mirins estão fazendo propaganda disfarçada de brinquedos e outros produtos que são voltados para o público infantil. 

Os alvos da ação são os youtubers Julia Silva, Felipe Calixto, Manoela Antelo, Gabriela Saraivah, Marina Bombonato, Duda MH e canal Vida de Amy. A promotoria fez uma lista em que cita todos os vídeos que devem ser retirados do ar. Na maioria deles, os pequenos aparecem abrindo brinquedos que são produzidos pela marca brasileira Candide

Instituto Alana desencadeou a ação aberta pelo Ministério Público

A ação teve início depois que o Instituto Alana falou sobre a campanha promovida pela youtuber Julia Silva envolvendo as bonecas Monster High, comercializadas pela Mattel. A promoção incentivava as seguidoras do canal a cumprir vários desafios. As ganhadoras se encontraria com ela e ainda ganhariam uma das bonecas. 

No caso desta promoção desenvolvida pela youtuber Julia Silva, o Ministério Público concluiu que a informação de que se tratava de uma “propaganda paga” não aparecia com clareza no vídeo. Na ação. o MP quer que o Youtube proíba as crianças de burlar as regras sobre publicidade e retire os direitos de monetização em caso de vídeos violadores. 

Trecho da ação comprova que youtubers mirins não podem fazer propaganda

Em um trecho da ação está escrito: “Diante do abuso propiciado pela publicidade indireta por meio da ação de youtubers mirins, a plataforma Youtube, que não é destinada a menores de 18 anos, mantém-se inerte em relação às comunicações mercadológicas abusivas praticadas em face do público infanto-juvenil, deixando diversas crianças e adolescentes expostas a estratégias abusivas de venda ao não adequar suas políticas de uso”.