Oscar 2020: palpites dos prováveis vencedores

PUBLICIDADE

Finalmente foi divulgada a lista com as nomeações ao Oscar 2020. Ainda que traga diversas barbadas, obviamente a lista consegue achar espaço para inovar e trazer surpresas, a maioria sem muito sentido, seguindo a cada vez mais forte tendência do Oscar para polemizar e, tal qual faz os Estados Unidos, meter-se em questões fora de sua competência ou conhecimento, elencando peças ficcionais à concorrência de prêmios descabidos, como forma de criticar a política interna americana ou mesmo a política externa, deixando mais claro que nunca que a academia nunca será mais do que um clubinho de amigos rebeldes, que gostam de deixar o cinema em último plano.

Netflix sai como a grande indicada, porém certamente será uma das menos premiadas, visto ser a evolução do cinema, o que Hollywood ainda vê como um concorrente em sua visão tacanha, de forma que chama para a festa somente para esnobar. Assim, segue uma lista das principais categorias, com a provável vitória e quem merecia ser o vencedor.

Melhor Filme Oscar 2020

O prêmio deve ficar entre Era uma Vez em Hollywood, 1917 e Coringa. Ainda que o fetiche por filmes de guerra seja forte, e Coringa seja o filme mais impactante e merecedor, a láurea máxima deve ir para o devaneio de Tarantino. E Dois Papas deixado inexplicavelmente de fora.

Melhor Ator de 2020

Joaquim Phoenix por Coringa. Nesse caso, ninguém tasca. Em outro universo, Jonathan Pryce levaria por Dois Papas, mas Phoenix é o tipo de ator que a academia gosta de premiar, e nunca premiaria a Netflix. Não por enquanto. 

Melhor Atriz

Renée Zellweger por Judy – Muito Além do Arco-Íris. No que pese a eterna Bridget Jones estar muito bem no papel, a tentação era grande demais para Hollywood não premiar Hollywood.

Melhor Diretor no Oscar

Briga de cachorro grande, mas a disputa deve ficar entre Sam Mendes, Todd Phillips e Tarantino. Tarantino leva, Todd Phillips merecia e triste não ver Fernando Meirelles entre os indicados.

Ator Coadjuvante

Pitt e Hollywood incestuosamente levam novamente por uma das atuações mais medianas e sem graça da carreira do astro, que parece estar sendo premiado pelo conjunto da obra. Sem dúvida que o merecedor era Anthony Hopkins, magistral em sua atuação de Dois Papas.

Roteiro Original e Adaptado

ROTEIRO ADAPTADO: será uma surpresa política, não técnica: Dois Papas leva. Roteirista conceituado, já premiado e untado pela academia. ROTEIRO ORIGINAL: 1917. Afinal, sempre dá pra inventar mais pra falar das mesmas guerras que Os Estados Unidos venceram.

Documentário

O ridículo senso de humor da academia vai premiar a pior desgraça audiovisual da história do Brasil e aquele pseudo-documentário lulista e ufanista que merecia figurar entre melhor roteiro original e filme de ficção, a declaração de amor chamada Democracia em Vertigem.

Animação e Filme Internacional  

Volta para Missing Link, sendo que Klaus deveria levar. Disney/Pixar de fora novamente, evidenciando a crise pós lua de mel. Já Filme Internacional fica com Parasita, seguindo a regra que todo filme internacional indicado a filme principal leva a categoria internacional.

As categorias técnicas deverão ser loteadas, como  em todo ano, com a academia premiando filmes absolutamente insignificantes como Malévola e dando um prêmio de cortesia para Star Wars, nada além. Fica claro que acerimônia de 2020 tem tudo para ser o maior vitupério da história de Hollywood, celebrando a maravilha que é e esquecendo que o cinema vai muito além de Los Angeles.