Artesã dos ‘3 reais’ processa todos que fizeram meme com sua participação na Globo

PUBLICIDADE

Raquel Motta do Amaral viu sua vida virar de ponta cabeça após uma participação na Globo. Ela esteve há pouco mais de um ano no É de Casa, transmitido nas manhãs de sábado na emissora, e virou meme por conta da frase “três reais”. Até mesmo o Fantástico, no quadro Isso a Globo Não Mostra, exibiu o vídeo editado da artesã repetindo várias vezes a frase, ao lado da apresentadora Ana Furtado.

Artesã que virou meme na Globo procura a Justiça

O que começou como uma brincadeira nas redes sociais, logo fugiu do controle e se tornou uma grande dor de cabeça para Raquel. Pouco tempo depois do meme estourar na internet, sua imagem começou a ser explorada comercialmente por empresas que se apropriaram da brincadeira para fazer propagandas.

Desde academias a lanchonetes, shoppings e empresas multinacionais, o rosto de Raquel passou a estar em tudo quanto era lugar. Agora, a jovem pleiteia na Justiça pelos seus direitos, tendo em vista a exposição irregular de sua imagem, sem receber nada em contrapartida.

Indenização chega a quase 9 milhões de reais

Após a participação na Globo viralizar por conta do meme, chegou a fazer alguns comerciais, além de posts pagos em seu Instagram. Entretanto, a grande maioria das propagandas usando sua imagem foi feita sem que ela soubesse, tampouco com a assinatura de qualquer tipo de contrato.

Somadas, as ações chegarão a custar para as empresas processadas o valor de R$ 8,96 milhões. Ela quer a remoção imediata dentro do prazo de 72 horas de todas as propagandas usando sua imagem, e o descumprimento poderá acarretar multas diárias de mil reais.