Coronavírus: mortes e imprevistos fazem Globo tomar medidas nunca antes vistas na televisão

PUBLICIDADE

A Globo tem se destacando nos esforços ao combate do novo coronavírus. Uma série de medidas austeras estão sendo tomadas pela emissora, e chegaram até um produto que os telespectadores jamais imaginaram que seria afetado: as novelas, principal ícone da casa. Todas as produções tiveram suas gravações canceladas, e as tramas em andamento serão substituídas por reprise.

Neste segunda-feira (22), Amor de Mãe sofre uma pausa, e a partir do 30 o mesmo acontece com Éramos Seis, que acaba, e Salve-se quem Puder.

Globo toma medidas inéditas por causa do coronavírus

As decisões no sentido das novelas da Globo jamais foram vistas em toda a existência da emissora. Nunca ocorreu, de forma voluntária, o cancelamento de uma novela, sobretudo que estivesse em andamento, embora o Brasil e o mundo tenham enfrentados problemas também bastante graves ao longo deste período.

Em 1975, até chegou a ocorrer o cancelamento de uma novela, mas por imposição do governo militar, nos anos da ditadura. A trama Roque Santeiro, de Dias Gomes, precisou dar lugar para a reprise de Selva de Pedra, de Janete Clair, preenchendo a lacuna deixada na grade por causa da proibição.

Mas a história desta vez é diferente, pois envolve uma atitude voluntária, afetando todas as novelas em andamento na emissora. As ações tomadas pela Globo no combate ao coronavírus estão recebendo bastantes elogios, sendo a que saiu na frente nos esforços contra a pandemia.

Demais atitudes inéditas

Após 31 anos no ar, o Domingão do Faustão, pela primeira vez, foi transmitido sem a presença de auditório, também em decorrência do novo coronavírus. Da mesma forma, o Encontro com Fátima Bernardes esteve sem plateia. Enquanto isso, o Mais Você, de Ana Maria Braga, foi tirado do ar, tendo em vista que a apresentadora encara tratamentos oncológicos, estando no grupo classificado como de risco para a Covid-19.