Luto: morre aos 92 anos Albert Uderzo, criador de Asterix

PUBLICIDADE

O mundo das bandas desenhadas, ou na linguagem informal, dos quadrinhos, amanhece de luto nesta terça-feira (24). Albert Uderzo, um dos criadores responsáveis pela criação de Asterix morreu vítima de parada cardíaca, aos 92 anos de idade.

O ilustrador estava dormindo na casa na hora da sua morte, e não teria ligação com o coronavírus. “Ele estava muito cansado há várias semanas”, relatou à AFP, Bernard de Choisy, genro de Uderzo.

Com preferência assumida pelo personagem Obelix, foi responsável por desenhar 24 livros da saga, que de acordo com o jornal L’OBS, foi os quadrinhos mais traduzidos no mundo inteiro. No período de 1980 e 2005, foi responsável sozinho pela criação de 8 livros.

Seis décadas após ter criado a saga, junto com Goscinny, venderam 370 milhões de exemplares no mundo, sendo traduzido para 111 línguas e dialetos. A repercussão dos quadrinhos foi enorme e se popularizou em vários países. Goscinny, seu parceiro na criação de Asterix e Obelix, morreu em 1977 com 51 anos de idade. Por muito tempo, Uderzo foi contra continuar criando bandas desenhadas sem o amigo, porém, mudou de ideia.

Em 2011 a produção artística foi passada a autores mais jovens, mas o ilustrador supervisionava o trabalho realizado por eles. Amigos e fãs publicam suas homenagens ao ilustrador que marcou a infância de muita gente. Mensagens de carinho e agradecimento são postadas em redes sociais.

Informações como o velório e o enterro ainda não foram divulgadas, e não se sabe ainda se será aberta ao público.