Globo paga internet para estudante participar ao vivo do Encontro com Fátima Bernardes

PUBLICIDADE

O Encontro com Fátima Bernardes, transmitido pela Globo na manhã desta sexta-feira (22), trouxe como um dos assuntos a repercussão do adiamento das provas do Enem (Exame Nacional do Ensino Médio), bem como a dificuldade que muitos estudantes estão enfrentando para se prepararem para as provas, tendo em vista os problemas de acesso à internet em diversos locais do país.

Encontro põe crédito no celular de estudante

Para ilustrar o grande problema enfrentado pela sociedade neste sentido, Fátima Bernardes explicou que a produção do Encontro precisou colocar crédito no celular do estudante Caio de Portel, residente do estado do Pará. O jovem de 19 anos não possui acesso regular à internet, e só foi capaz de participar de uma entrevista por videoconferência graças ao auxílio do programa.

“Para a gente conversar com o Caio, tivemos que colocar um crédito no celular dele. Ele não tinha, realmente, internet. Não tinha como a gente conversar, e a gente achou que era importante que ele desse a posição dele”, explicou Fátima Bernardes para os seus telespectadores.

Problema no acesso à internet

Questionado sobre a decisão do governo federal em adiar as provas do Enem 2020, Caio apina que esta não possui efeito prático. Ainda que beneficie a maioria dos estudantes, os menos favorecidos, com dificuldade de acesso à internet, continuarão à margem da grande concorrência, enquanto a questão da desigualdade social não for plenamente atendida pelo governo.

Para se preparar para o Enem, o jovem está utilizando livros emprestados e alguns conteúdos no formato PDF enviados por amigos via aplicativos de mensagens. O psicólogo convidado, Rodrigo Nejm, trouxe dados apontando que 4,8 milhões de domicílios brasileiros não têm acesso à internet, estando cerca de 11% das crianças e adolescentes na faixa-etária dos 9 aos 17 anos privados do acesso a esta tecnologia.