Jornal Nacional fulmina Jair Bolsonaro com exposição de palavrões e comove com Covid-19

PUBLICIDADE

O Jornal Nacional transmitido pela Globo nesta sexta-feira (22) exibiu trechos da reunião ministerial de Jair Bolsonaro, apontada pelo ex-ministro da Justiça e Segurança Pública, Sérgio Moro, como provas contundentes da tentativa do presidente da República em interferir nos trabalhos da superintendência da Polícia Federal no Rio de Janeiro.

Jornal Nacional e a reunião ministerial

A escalada do Jornal Nacional teve pelo menos quatro minutos de duração. Deste tempo, cerca de dois minutos foi voltado exclusivamente para a exibição de trechos polêmicos e emblemáticos da reunião ministerial, contendo declarações de alguns ministros e do próprio presidente.

Apesar da grande expectativa em boa parte dos telespectadores, o noticiário abordou nas reportagens iniciais os assuntos relacionados com a pandemia do novo coronavírus. De acordo com William Bonner, a decisão foi tomada pela redação do Jornal Nacional por considerar que a crise sanitária provocada pelo agente infeccioso é mais importante do que a pauta política.

Críticas aos palavrões

Quando enfim os trechos da reunião ministerial foram transmitidos, o Jornal Nacional teceu duras críticas contra Jair Bolsonaro e seus ministros. “O vídeo liberado pelo ministro Celso de Mello tem pouco menos de duas horas. Foi uma coleção de palavrões, vocabulários chulos e desrespeitos com outras autoridades”, iniciou Renata Vasconcellos ao abordar a pauta.

A redação do Jornal Nacional contabilizou ao menos 37 palavrões disparados em menos de duas horas de reunião. Destes, aproximadamente oito saíram da boca de alguns dos ministros, sendo os 29 restantes de autoria de Jair Bolsonaro. Ainda segundo Renata, muitas dessas palavras de baixo calão foram utilizadas como afronta aos opositores políticos, além de tentativa de menosprezar a imprensa.