Jornal Nacional lança quadro sobre coronavírus e dá triste notícia ao país: ‘média é muito elevada’

PUBLICIDADE

O Jornal Nacional, da TV Globo, exibiu um novo quadro dentro do telejornal nesta quinta-feira, 9 de julho. O jornalístico vai exibir detalhadamente dados sobre o avanço da Covid-19 no Brasil. O bloco vai ser comandado pelo jornalista Márcio Gomes, que trouxe a chamada média móvel.

O objetivo do novo quadro do JN é mostrar detalhadamente como a pandemia tem avançado e tentar conscientizar mostrando a verdadeira evolução em cada unidade de federação. De acordo com a atração jornalística do horário nobre, para a realização do cálculo da média, os especialistas precisam somar os dados dos últimos sete dias e dividir o resultado por sete. Isso vai dar uma dimensão mais precisa de como está a atual situação no país.

Atualmente, a média do Brasil está em 1.037 mortes por dia. Apesar de ter ocorrido uma pequena estabilidade desde o mês de junho, o número é considerado alto pelos especialistas. Márcio Gomes, que está a frente do quadro criado no JN, disse que existe uma dificuldade para o controle da doença.

Para quem não se lembra, o jornalista comandava o programa especial chamado Combate ao Coronvaírus, que era exibido na emissora carioca todas as manhãs. Na atração, vários especialistas participavam ajudando a tirar dúvidas dos telespectadores no começo da pandemia. O jornal ainda fez a compilação dos dados de cada estado brasileiro e mostrou três momentos importantes da pandemia nos estados, quando aconteceu a alta, em queda e o estável.

Atualmente, estão em alta os estados de Mato Grosso do Sul, Minas Gerais, Piauí, Goiás, Paraná, Rio Grande do Norte, Santa Catarina, Rio Grande do Sul e o Distrito Federa. No entanto, locais que estavam com grande número de casos crescendo, agora apresentam queda, o Rio de Janeiro se enquadra nessa situação.