‘Olá, tudo bem?’; há um ano morria Paulo Henrique Amorim, deixando coleção de polêmicas e prestigioso trabalho

PUBLICIDADE

Falecia em 10 de julho de 2019, há exatos 1 ano, o jornalista Paulo Henrique Amorim. Após longa carreira na televisão, acabou se metendo em inúmeras polêmicas, sobretudo por seu fervor político. Apoiador ferrenho do Partido dos Trabalhadores, é de sua autoria a terminologia Partido da Imprensa Golpista (PIG), que segundo ele se movimentava nos bastidores na tentativa de derrubar o então governo de Dilma Rousseff.

Paulo Henrique Amorim versus Rede Globo

Faz parte de sua trajetória marcada por polêmicas as constantes críticas e ataques contra a Globo. Enquanto atuava pela Record, a concorrente mais direta dos cariocas, por diversas vezes acusou a empresa de Roberto Marinho por supostas sonegações fiscais e dívidas bilionárias.

Tamanha rixa com a Globo fez com que Paulo Henrique Amorim fosse reconhecido a nível nacional como um dos maiores haters da emissora. Por vezes, insinuou que a estação de televisão estaria prestes a falir, tendo em vista os supostos débitos impagáveis junto ao governo federal.

‘Olá, tudo bem?’

As críticas públicas na televisão precisariam ser amenizadas. Foi daí que surgiu a ideia do Conversa Afiada, blog comandado por Paulo Henrique Amorim cujo carro chefe era o compartilhamento de textos, vídeos e imagens atacando a Globo, a quem creditava o título de líder do PIG para a derrubada da esquerda e devolução do poder aos militares.

Polêmicas de lado, fato é que Paulo Henrique Amorim foi um dos maiores nomes da história do jornalismo brasileiro. O seu velho jargão “olá, tudo bem?” causa saudades nos telespectadores brasileiros há 365 dias. Com faro jornalístico catedrático, e um jeito ácido de repercutir a informação, colecionando amores e desafetos diante de tanta coragem para exercer o seu trabalho, fato é que PHA possui o seu lugar de destaque na história da televisão e do jornalismo brasileiro.