Vida de luxo e bilhões de reais no bolso: como é Edir Macedo por trás dos holofotes

PUBLICIDADE

O pastor Edir Macedo é um dos líderes religiosos mais famosos do mundo. A sua fortuna é estipulada pela Forbes em cerca de R$ 2 bilhões. Os dados são de 2013, da Revista Forbes. Isso, é claro, impõe a ele uma rotina de luxo surpreendente. Antes de ser líder da Igreja Universal do Reino de Deus, no entanto, o religioso foi funcionário público e trabalhou, inclusive, no Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística, o IBGE.

Edir Macedo virou pastor em 1974, mas três anos depois fundou uma das maiores igrejas evangélicas do Brasil. A fortuna de Edir Macedo o coloca como o líder religioso mais rico do Brasil, superando outros nomes, como Valdemiro Santiago e Silvas Malafaia. Com mais de dez milhões de livros vendidos, ele possui luxos únicos. 

Um deles estaria um avião bimotor para uso particular. Assim, o religioso consegue fazer suas viagens por todo o país e realizar o seu trabalho de indenização. O bimotor estaria avaliado em R$ 90 milhões. 

Além disso, outras propriedades são ainda mais interessantes. Edir Macedo é dono de um verdadeiro império da comunicação. A Folha Universal, antes da pandemia de coronavírus, chegou a ter uma tiragem de 2,5 milhões de exemplares. Os jornais costumam ser dados próximos às filiais da Igreja Universal do Reino de Deus. 

O investimento mais pomposo, no entanto, continua sendo a Record TV. Edir Macedo virou um dos principais sócios da emissora na década de 1980, após uma lei obrigar Silvio Santos a se desafazer de suas partes na ações. Na Record, passaram grandes artistas, como Xuxa e Gugu.