RecordTV em luto: Edir Macedo encara a morte de perto, e emissora publica nota de pesar

PUBLICIDADE

Faleceu na noite desta sexta-feira (24), no Rio de Janeiro, o pastor evangélico Odenir Laprovita Vieira. Aos 82 anos, fez carreira na política, exercendo mandatos de deputado federal por duas vezes em consecutivo ao longo da década de 1990. Uma de suas maiores empreitadas foi a parceria com o bispo Edir Macedo, grande amigo em vida, para a aquisição da estação de televisão que hoje viria a ser a Record TV.

A saga pela RecordTV

Odenir deixa em vida um de seus filhos, Marcus Vinícius Vieira, enquanto CEO do Grupo Record. O pastor foi uma espécie de diplomata, em 1989, ao negociar a aquisição da estação de televisão, anteriormente em posse de Silvio Santos e da família Machado de Carvalho. O temor era de que o valor do empreendimento fosse inflacionado quando os proprietários soubessem que se tratava de um nome ligado com a Igreja Universal.

Neste cenário, o bispo Edir Macedo tomou uma decisão interessante. Escalou Odenir Laprovita Vieira para ser o negociante. O pastor usou uma espécie de disfarce, com maços de cigarro no bolso da camisa em evidência, de modo que ninguém notasse que se tratava de um religioso.

História controversa

No livro O Reino, do jornalista Gilberto Nascimento, há ponderações críticas sobre o papel de Odenir na negociação pela Record TV. Ele afirma que há uma romantização exagerada a respeito da participação do pastor. Destaca ainda que o grande responsável pelas negociações teria sido o empresário Alberto Haddad.

Polêmicas de lado, o Grupo Record se manifestou a respeito da morte de Odenir. Em nota, a emissora reafirmou a sua importância na transferência da posse da emissora, bem como os papéis prestados pela Igreja Universal. “Teve importante atuação na Igreja Universal do Reino de Deus”.