Fãs lamentam morte de cantor referência no sertanejo: ‘Descanse em paz, ídolo’

PUBLICIDADE

Tido como uma das grandes influências da música sertaneja no Brasil, o cantor Léo Canhoto morreu na madrugada do último sábado (25), em São Paulo, aos 84 anos. O artista foi internado há três semanas após sofrer três paradas cardíacas. No hospital, ele acabou contraindo pneumonia, e não resistiu.

A informação da morte de Léo Canhoto foi confirmada pelo cantor Dino Santos, com que o exponencial da música caipira fazia dupla nos últimos anos.

“Ele foi um revolucionário. Deixou um trabalho fenomenal. E vamos continuar levantando essa bandeira”, escreveu Dino Rocha, em uma publicação no Facebook.

Léo Canhoto fez dupla com Robertinho por vários anos. Ambos se notabilizaram por introduzir a guitarra na música sertaneja, bem como pelo estilo de vestimenta bastante atípico para o gênero. Além da vasta cabeleira, eles usavam joias e medalhões, inspirando-se na Jovem Guarda, Elvis e Beatles. 

Nascido no interior paulista, Léo Canhoto foi criado no Paraná, e antes de integrar na carreira como cantor, já trabalhava como empresário, compositor e produtor, e já havia tido uma experiência com circo.

A dupla com Robertinho foi montada em 1969 e durou até 1983. Posteriormente, eles ainda se encontraram algumas vezes, a última delas em 2018. Ambos foram influenciadores de grandes nomes da música sertaneja como João Mineiro e Marciano, Chitãozinho e Xororó, Milionário e José Rico entre outras duplas de renome.

Repercussão

Nas redes sociais, inúmeros fãs da dupla e do trabalho de Léo Canhoto lamentaram a partida do cantor, e exaltaram sua vasta contribuição para a música nacional.


“O Brasil acaba de perder o grande cantor e compositor que revolucionou a música sertaneja, Leonildo Sacchi ( O Leo Canhoto).
Léo Canhoto e Robertinho tem vários sucessos, sendo a música último julgamento, uma das mais bonitas da dupla”,
escreveu um fã.

“Morre Léo Canhoto, pensador, letrista e grande artista.
O Sertão está triste. Vá em paz gigante homem!!!”
, lamentou outro fã no Twitter.