TV Globo é acusada de demitir funcionários que fazem parte do grupo de risco do coronavírus

PUBLICIDADE

A TV Globo estaria demitindo funcionários obesos, idosos ou com algum tipo de doença pré-existente. Todos eles são os chamados do grupo de risco do coronavírus. A denúncia foi feita pelo Sindicato dos Trabalhadores em Empresas de Radiodifusão e televisão no Estado de São Paulo, como mostrou em primeira mão o site Natelinha em matéria publicada nesta terça-feira, 28 de julho. 

Globo é acusada de desligar profissionais que podem ficar sem trabalhar por serem do grupo de risco da Covid-19

A decisão da Globo, caso verdadeira, infringiria a legislação. Pela lei, até mesmo os funcionários de serviços essenciais tem o emprego assegurado, caso tenham ficado em casa por motivos de licença médica durante a pandemia.

Dois funcionários da emissora, no entanto, contaram ao sindicato que, logo após cumprirem o tempo de isolamento em casa, acabaram sendo desligados do trabalho, pouco após o retorno. Ambos funcionários não seriam idosos, porém teriam doenças crônicas, o que os colocam no grupo de risco da Covid-19. 

A Globo não poderia demitir esses funcionários, pois o canal foi colocado como serviço essencial em um decreto assinado por Jair Bolsonaro em 22 de março de 2020. 

“A empresa ignora os adoecimentos por conta da pandemia para depois demitir esses trabalhadores. Ainda não se sabe quais efeitos devastadores esse vírus poderá causar em sua já debilitada saúde”,  disse o comunicado do sindicato, fazendo uma grave denúncia contra a emissora. A assessoria da Globo nega as acusações, não confirma as demissões e diz que cuida dos seus funcionários.