Relembre a história de Laços de Família, nova novela do Vale a Pena Ver de Novo

PUBLICIDADE

A TV Globo anunciou a trama Laços de Família como a nova novela do Vale A Pena Ver De Novo, exibido de segunda a sexta, logo após a Sessão da Tarde. Orginalmente, a novela foi produzida e exibida pela primeira vez como novela das 9, entre junho de 2000 e fevereiro de 2001.

A trama é marcada por uma das cenas mais épicas da teledramaturgia brasileira: a da personagem Camila, de Carolina Dieckmann, raspando os cabelos de verdade ao começar um tratamento contra a leucemia.

A novela também conta a história de amor entre os protagonistas Helena (Vera Fischer) e Edu (Reynaldo Gianecchini), que foi encarado com preconceito na história e também na vida real, na época em que foi exibida pela primeira vez, devido à diferença de idade entre os dois. No início dos anos 2000, uma mulher mais velha se envolver com um homem mais novo ainda era algo visto com preconceito e certo tabu. Na história, Helena tem 45 anos e Edu, 25.

Os anos 2000 tiveram sua própria característica, diferente da liberdade dos anos 90, e da evolução de consciência dos anos 2010 aos dias atuais, Laços de Família foi censurada; e os atores e atrizes, incluindo figurantes, menores de idade, foram retirados do elenco por determinação da Justiça. O motivo foi que a ação judicial entendeu que a novela tinha conteúdo de conotação sexual.

Foi nessa época em que a novela das 20h, passou a ser exibida às 21h. A princípio, por determinação da Justiça e, depois, pelo horário ter sido bem aceito pelo público.

Laços de Família conta com grande elenco e cenas memoráveis que vão muito além de Camila raspando os cabelos, como a morte da personagem de Lilia Cabral (Ingrid) em um assalto, e a posterior loucura de sua filha Íris, interpretada por Deborah Secco, que começa a ver fantasmas após presenciar a mãe ser assassinada.

A novela de Manuel Carlos entra na grade de programação da TV Globo em substituição a Êta Mundo Bom, em exibição atualmente. A novela ainda aborda o que é e como funciona o transplante de medula óssea, que pode salvar a vida de uma pessoa doente, bem como romances cheios de altos e baixos e conflitos familiares.