Globo e SBT desistem de gravar novelas em 2020 e investem em reprises

PUBLICIDADE

Devido à pandemia do novo coronavírus, todas as emissoras de TV aberta e algumas da TV paga precisaram reformular suas grades de programação e forma de trabalhar internamente. As novelas e séries foram as mais afetadas, não só no Brasil, mas em outros países também, como México e Estados Unidos.

Por conta da gravidade do problema, a TV Globo, pela primeira vez, precisou tirar do ar duas novelas inéditas e substitui-las por reprises de outras tramas da casa. Duas novas tramas também foram adiadas por tempo indeterminado: Nos Tempos do Imperador (que é a continuidade de Novo Mundo, em exibição atualmente) e a nova temporada de Malhação.

O objetivo da emissora era retomar as gravações das tramas entre final de julho e começo de agosto, mas, devido ao elevado número de infectados e mortos todos os dias no Brasil, a emissora investiu em novas reprises: Flor do Caribe substituirá Novo Mundo; A Força do Querer substituirá Fina Estampa em setembro; e Haja Coração volta a ser exibida em outubro no lugar de Totalmente Demais.

O SBT é outra emissora que desistiu de tramas inéditas em 2020. A emissora de Silvio Santos começou o ano planejando a segunda temporada de As Aventuras de Poliana para julho, bem como o começo da produção de Patinho Feio, nova novela infantil. Com a quarentena, a emissora dispensou a autora de Patinho Feio, e apostou na reprise de Chiquititas.

Não se sabe se a emissora terá interesse em produzir a nova novela infantil em 2021. Por enquanto, o SBT continuará apostando em dramalhões mexicanos no fim de suas tardes, e nas reprises infantis no período noturno. Segundo o RD1, Poliana Moça, segunda temporada de As Aventuras de Poliana, começou a ser gravada antes do início da pandemia, e portanto, não está cancelada, apenas adiada por tempo indeterminado, devendo começar a ser exibida em 2021.

Por enquanto, a Record TV é a única disposta a arriscar sua equipe de teledramaturgia com o retorno das gravações de Amor Sem Igual. O que pode ter motivado a emissora são os baixos índices de audiência das reprises bíblicas de Apocalipse e Jesus.

Gênesis tem grande parte da história gravada no exterior, por isso, continua paralisada e sem data de estreia ou retorno das gravações, mas Amor Sem Igual, que tem cenas gravadas no Rio de Janeiro e São Paulo, volta a ser gravada em 10 de agosto com poucas mudanças na rotina. Além do álcool em gel, os personagens não terão cenas de beijo, mas por enquanto, tudo segue normal.

Buscando ganhar a atenção dos telespectadores em seu retorno, Amor Sem Igual não vai abordar apenas a prostituição e conflitos familiares, mas também a pandemia do coronavírus, conforme informações preliminares divulgadas ao Observatório da TV, do UOL.