Maju Coutinho chama atenção em debate: ‘Separar o erro da má intenção’

PUBLICIDADE

Maju Coutinho está muito perto de completar seu primeiro ano a frente do Jornal Hoje, o segundo jornalístico mais importante do país, atrás apenas da edição nacional apresentada por Bonner.

Nesta sexta-feira, Maju chamou atenção com sua fala em torno de um tema polêmico e muito atual, as fake news, notícias fabricadas com a intenção de confundir ou denegrir algo, fazendo para isso o uso de mentiras.

O evento em que participou, foi uma reunião de importantes nomes do jornalismo brasileiro, em comemoração aos 95 anos do Globo. Entre os temas, além da preocupação com as consequências provocadas pelas fake news, ainda foram debatidos ciência, diversidade e educação.

Maju sustentou que no momento atual, somente entregar a informação não basta, ela alegou que é necessário desmontar as fake news. Ainda de acordo com a âncora do Jornal Hoje “muitas vezes lidamos com notícias fraudulentas, produzidas intencionalmente para arranhar reputações, e não apenas com notícias falsas que podem ser fruto de um erro”.

Ela ainda alertou que em tempos em que a massificação de notícias falsas ganha força, é necessário que se dê ainda mais atenção ao jornalismo profissional, destacando que o papel dos jornalistas se torna cada vez mais fundamental.

A outra bandeira, levantada no debate pela colunista Flavia Oliveira, ainda se referindo às notícias falsas é que normalmente elas estão relacionadas à política, o que torna necessário uma ampla defesa da democracia. “As instituições e a democracia, que pareciam sólidas, dão sinais de fragilidade”, disse a colunista.