Alzheimer: a doença que sofre a cantora Vanusa e como ela é terrível

PUBLICIDADE

Aretha Marcos, filha da cantora Vanusa, comoveu a internet ao falar sobre o estado de saúde da mãe. Ela confirmou que, recentemente, a estrela foi diagnosticada com Alzheimer e que os primeiros sintomas teriam ocorrido ainda em 2016, quando Vanusa fez uma participação no Programa do Gugu.

Eu quero que as pessoas saibam o quanto eu amo a minha mãe. Ali [na entrevista ao Programa do Gugu], ela já estava doente”, disse Aretha em entrevista ao programa Domingo Espetacular, da RecordTV. Mas o que é o Alzheimer?

Essa é uma doença generativa comum, em especial, em idosos. Ela pode ser muito traumática para as famílias e para os pacientes. Por isso, o acompanhamento psicológico é muito relevante. 

Alzheimer: entenda um pouco mais da doença que enfrenta a cantora Vanusa

O Alzheimer provoca a deterioração de algumas células do cérebro. Com o passar do tempo, o paciente passa a ter comprometimentos cognitivos. O mais característico deles é a perda da memória. Com o tempo, a pessoa esquece das coisas que conheceu mais recentemente e, mais tarde, pouco se lembra da vida. 

Em alguns casos mais avançados, o paciente pode esquecer onde está e até mesmo quem é. A doença instala-se quando o processamento de certas proteínas do sistema nervoso central começa a dar errado. O mal ataca algumas áreas do cérebro, como o hipocampo. Por isso, o pensamento abstrato e a memória são os mais afetados. 

No caso da cantora Vanusa, internautas e a família tão dando grande atenção a ela. Atualmente, a cantora está em uma clínica.