Genro de Silvio Santos busca aproximar Bolsonaro e Globo; emissora têm interesses

PUBLICIDADE

A relação entre o presidente da República, Jair Bolsonaro (sem partido) e a Rede Globo, maior emissora do país, não é boa. Desde antes das eleições de 2018, o relacionamento entre as partes era marcado por conflitos que ficaram explícitos na participação do então candidato na sabatina feita pelo Jornal Nacional.

Bolsonaro e muitos de seus aliados batem no peito para dizer que o governo diminui o repasse de verbas publicitárias para a emissora da família Marinho desde janeiro do ano passado, quando o presidente tomou posse. A “guerra” entre as partes ganhou novo capítulo com a medida provisória 984/2020.

A MP permite ao clube mandante da partida negociar os direitos de transmissão. Antes dela, uma emissora só poderia transmitir a partida se tivesse acordo com as duas equipes, por exemplo. A MP já vale como lei, mas precisa ser votada pelo Congresso Nacional. Do contrário, perderá a validade.

Fábio Faria costura acordo entre Globo e Bolsonaro

Ministro das Comunicações, Fábio Faria (PSD-RN) é casado com Patrícia Abravanel. O genro de Silvio Santos estaria tentando selar a paz entre o presidente e a Globo. De acordo com o site Notícias da TV, Faria se reuniu com o vice-presidente do Grupo Globo, João Roberto Marinho, há duas semanas.

Segundo o portal, a conversa entre o ministro e João Roberto teria ido além do setor de radiodifusão e teve um tom de pacificação e aproximação. A Globo teria alguns temas de seu interesse na aproximação com o governo.

Globo tem interesse em acordo

Há alguns temas que envolvem o governo federal e que despertam interesse na Rede Globo. O primeiro deles é a MP 984, que mexe com os direitos de transmissão. O segundo é o leilão das frequências de 5G. Por fim, a renovação da concessão da emissora, em 2022.