Dançarina Perfeita entretém de forma leve

PUBLICIDADE

Filmes sobre dança raramente surpreendem. Seguem roteiros e arcos narrativos parecidos, e Dançarina Imperfeita, novo título da Netflix para o gênero, segue à risca esse padrão, o que não é uma coisa ruim.

No filme, uma jovem nerd resolve participar de um grupo de dança para melhorar sua chance de entrar na faculdade de seus sonhos. Como ela não tinha a menor chance de entrar, ela resolveu criar esse grupo, dando uma de olheira para encontrar potenciais candidatos escondidos em sua escola, chamando para treinar o time um campeão que havia saído de cena por ter se machucado. Ou seja, pela mera sinopse fica claro que todos os elementos típicos de uma comédia adolescente estão presentes: a nerd, os dramas do colégio, os fracassados reunidos, os campeões arrogantes, os crushs adolescentes. E essa mistura entre filme de dança com comédia adolescente é o que separa um pouco Dançarina Imperfeita de filmes como a franquia Se Ela Dança, Eu Danço, o marco do gênero. 

Quando se repara no casting, percebe-se que a Netflix tem cada vez mais explorado seus pratas da casa como a protagonista Sabrina Carpenter, de Crush à Altura, como Jordan Fisher, o adorável John Ambrose de Para Todos Garotos que Já Amei 2. Esse aproveitamento é interessante porque são atores que já vem com o DNA Netflix, cujo caso mais famoso seria Noah Centineo, que até precisa descansar um pouco a imagem.

Esse jeito Netflix acaba ficando mesclado com a ótima atuação de Keiynan Lonsdale, o Kid Flash, absolutamente irreconhecível e notável dançarino, bem como a youtuber Liza Koshy. O que melhor funciona no elenco não são os nomes, mas a interação entre eles. Parecem veteranos de longa data, e as dinâmicas todas fluem muito bem, sejam as paixões, amizade, rivalidades. Protagonistas, coadjuvantes e apoio parecem todos estar muito integrados, e isso confere ao filme ritmo e leveza – dois aspectos importantes para esse tipo de filme. 

Trilha sonora agradável sem ser revolucionária, boa fotografia e elementos técnicos integrados, Dançarina Imperfeita é aquele filme leve e gostosinho para se curtir em momentos descontraídos e despretensiosos.