Chamando imagens aéreas, Maju Coutinho abre Jornal Hoje anunciando tragédia em santuário brasileiro

PUBLICIDADE

O ano de 2020 tem sido de notícias muito duras em escala mundial, mas os brasileiros parecem que têm direito a um bônus. Maju Coutinho abriu o Jornal Hoje desta última terça-feira, com mais uma tragédia prestes a ser anunciada.

O fogo no pantanal está escalando seu poder de destruição, deixando em cinzas grandes áreas que levarão anos para se recuperar, mas o ponto que chamou mais a atenção, e que valeu destaque na abertura do Jornal Hoje de Maju, foi o fato do incêndio estar se aproximando de um santuário de araras-azuis, classificados como o maior do mundo, segundo a própria jornalista.

Ao todo, já foram devastados quase 2 milhões de hectares do pantanal brasileiro só em 2020. Maju Coutinho apontou que o trabalho dos bombeiros que combatem ao fogo neste momento está cada vez mais difícil e arriscado e que agora eles têm a missão extra de tentar salvar aves que estão tentando fugir, desnorteadas, em meio às chamas.

A fumaça produzida pela queimada é tanta que existe um alto risco das aeronaves, que lançam água na tentativa de extinguir o fogo, colidam com aves que fogem desesperadas do incêndio. Outro ponto é o risco para o próprio tripulante que tem sua visibilidade prejudicada e alto risco de colisão com obstáculos, devido à falta de capacidade visual, limitada pela fumaça.

A edição da reportagem do jornal de Maju Coutinho fechou a matéria com a informação de que o fogo se aproximou do dormitório de araras-azuis chamado de Fazenda São Francisco do Perigara, que é reconhecido como um dos mais importantes do mundo em relação à espécie.