Maju Coutinho enche o Brasil de esperança com a notícia positiva do dia

PUBLICIDADE

O mundo todo trabalha em busca da cura para a Covid-19, doença causada pelo novo coronavírus. Nesta quinta-feira (13), Maju Coutinho deu grande notícia aos telespectadores do Jornal Hoje, telejornal que ela apresenta de segunda a sábado na Rede Globo. A notícia enche os brasileiros de esperança.

“Vamos falar de esperança, porque cientistas brasileiros criaram um soro, a partir do plasma do cavalo, com uma alta carga de anticorpos, que é capaz de neutralizar a ação do coronavírus. Essa descoberta vai ser apresentada à comunidade científica, hoje à tarde, numa seção na Academia Brasileira de Medicina lá no Rio de Janeiro”, disse Maju.

Em seguida, a repórter Mônica Sanchez deu mais detalhes sobre a descoberta. Uma solução com proteína S, encontrada no coronavírus, foi injetada em cinco cavalos no fim de maio. Setenta dias depois, quatro cavalos tinham anticorpos capazes de neutralizar a ação do coronavírus com potência até 50 vezes do que o plasma encontrado em pessoas que se curaram da doença.

Após reportagem, Maju Coutinho dá explicação importante

A repórter Mônica Sanchez afirmou que o plasma de cavalo é feito há 120 anos no Brasil, pela Fiocruz, no Rio de Janeiro; e o Instituto Butantan, em São Paulo. A técnica já foi usada na produção de soros contra a raiva, peste bubônica e para salvar pessoas picadas por cobras.

Após a reportagem, Maju Coutinho explicou que os cientistas entrariam com pedido de patente e que a pesquisa contou com apoio do Governo Federal. A apresentadora do Jornal Hoje também falou que o material usado não infectou os cavalos usados no experimento.