in

Luto no cinema: morre, aos 97 anos, a atriz Doris Day

Rollingstone.com / AP News / Montagem: Fabrício Veloso
Publicidade

Morreu, na manhã desta segunda-feira, 13 de maio, aos 97 anos, a atriz e cantora americana Doris Day. Ela estava em sua casa em Carmel Valley, no estado americano da Califórnia, ao lado de familiares e amigos; e, de acordo com a fundação que leva seu nome, foi vitimada por pneumonia.

Nascida em 3 de abril de 1922, na cidade de Cincinnati, EUA, Doris Mary Ann Kappelhoff começou a carreira como uma das cantoras mais aclamadas dos Estados Unidos nas décadas de 1940 e 1950, mantendo um repertório de mais de 600 canções. O sucesso chamou a atenção de Hollywood e vieram os convites para estrelas vários musicais.

Sua atuação destacou-se em vários filmes, como “Corações Enamorados” (1955), “Ama-me ou esquece-me” (1955), “O Homem que Sabia Demais” (1956), dirigido por Alfred Hitchcock, “Confidências à Meia-noite” (1959) – que lhe rendeu indicação ao OSCAR de Melhor Atriz, e “Volta meu amor” (1961).

Publicidade
Publicidade

Em 1968, ela deixa o cinema para se dedicar ao programa de TV “The Doris Day Show”, da rede americana CBS, que ficou no ar durante seis anos e teve 24 episódios. A partir de então, Doris afastou-se dos holofotes e do glamour das telas para viver em Carmel Valley.

Casou-se quatro vezes e teve um filho, o músico e produtor Terry Melcher (falecido em 2004). Desde então, passou a viver reclusa e reservada, cuidando exclusivamente dos trabalhos de sua fundação de proteção aos animais, a Doris Day Animal Foundation.

Em 2011, foi agraciada com a Medalha Presidencial da Liberdade (em inglês: Presidential Medal of Freedom) pelo então presidente americano George W. Bush, em razão de suas realizações artísticas e atividades em defesa dos animais.

Mas, Doris não parou por aí. Aos 89 anos, em 2011, produziu o álbum musical My Heart.; três anos depois, apareceu em público em agradecimento aos fãs e seguidores de sua casa por seu aniversário de 92 anos. Foi vista em público pela última vez dias depois, em um ato em defesa dos animais promovido por sua fundação.

Publicidade
Publicidade
Publicidade
Fabrício Veloso

Escrito por Fabrício Veloso

Jornalista por formação e muita paixão, radialista, fã de boas histórias e de ótimos 'causos'.
Desde 2004, atuo nesse fascinante e desafiador mundo das notícias e da Comunicação.
Contato: [email protected]