Fátima Bernardes fala de maconha ao vivo no Encontro e tema polêmico repercute

PUBLICIDADE

Fátima Bernardes abordou um tema polêmico no Encontro, exibido pela Rede Globo. O programa começou com imagens de três crianças brincando em uma cama elástica.
Eles são filhos de Bruna. As três crianças sofrem de autismo severo e só melhoraram, de acordo com a mãe, após o consumo de óleo à base de maconha.

“Antes do óleo, o Mateus não falava, não se adaptava à escola e quebrava toda nossa casa”, disse Bruna sobre um de seus filhos. A mulher ganhou na Justiça o direito de plantar a maconha para poder produzir o óleo que ajuda seus filhos. “Nós temos paz com a cannabis”, disse a mãe.

Também foi exibida o habeas corpus preventivo favorável a ela expedido pela juíza Simone Cavalieri Frota. O texto da liminar diz que as autoridades estão impedidas de prender em flagrante por produção artesanal de 30 plantas de Cannabis Sativa para fins estritamente medicinais.  Fátima Bernardes também conversou com um médico que defende o uso da maconha medicinal. 

Entenda um pouco mais sobre o tema abordado no programa de Fátima Bernardes

O tetraidrocanabinol (THC) é uma das substâncias presentes na Cannabis sativa. Esta substância é a principal responsável por causar psicotrópicos e alteração mental. O canabidiol (CBD) tem efeitos psicoativos, mas não psicotrópicos nem tóxicos, como o THC. Desde março, a Anvisa liberou o uso da maconha medicinal comercializada em farmácias.

O cultivo, porém, continua proibido, por isso Bruna teve que entrar na Justiça para receber a autorização para cultivar a planta em sua casa e produzir o óleo. Normalmente, os produtos à base de Cannabis levam tanto o THC quanto o CBD.

“É importante salientar que o uso da maconha, seja fumada, seja com vaporizadores ou outras manipulações, não vai causar os mesmo efeitos benéficos dos produtos derivados de Cannabis que estão sob a regulamentação brasileira, ou que já são utilizados em outros países”, diz texto no site do Conselho Nacional das Fundações Estaduais de Amparo à Pesquisa.

Óleo derivado da maconha ajuda os filhos de Bruna a viver melhor e se desenvolver. Médico explica os benefícios do uso medicinal da maconha em autistas severos