Renata Vasconcellos chama reportagem e JN explica o que muitos brasileiros queriam saber

PUBLICIDADE

O Jornal Nacional de hoje foi mais curto devido ao futebol, mas levou ar uma reportagem muito importante aos brasileiros. Às quartas, o telejornal mais assistido da TV brasileira começa às 20h e termina às 20h30. Nos outros dias, começa às 20h30 e tem mais de uma hora de duração.

Nesta quarta, Renata Vasconcellos chamou reportagem sobre o preço do arroz, que subiu em todo o Brasil. “A Câmara de Comércio do Governo Federal decidiu zerar o imposto de importação sobre o arroz para tentar diminuir o preço para o consumidor”, disse a âncora do JN.

Em seguida, entrou no ar, reportagem produzida por Claudia Bomtempo com detalhes da redução a zero da alíquota de importação do arroz anunciada pelo governo. A alíquota era de 12%. O limite de importação sem o imposto é de 400 toneladas. Esta é uma das medidas para baixar o preço de um dos produtos mais consumidos pelo brasileiro.

Jornal Nacional explica porque arroz está tão alto

O preço do arroz subiu e junto subiram também os preços de feijão e óleo. Um dos motivos do aumento é a alta do dólar. Com a moeda americana em alta, as importações crescem bastante e a produção para o mercado interno diminui. Além disso, o auxílio emergencial injetou dinheiro na economia e famílias mais pobres passaram a consumir mais o alimento.

Apesar disso, a Secretaria Nacional do Consumidor notificou 65 redes de supermercados e produtores para explicarem o aumento. O objetivo é eliminar valores abusivos. O Jornal Nacional deu uma grande lição de jornalismo e utilidade pública para a população brasileira, especialmente os que não entendem os meandros da economia.