Avó do ex-jogador Roberto Carlos supera a Covid-19 aos 100 anos e emociona a todos com recuperação

PUBLICIDADE

Avó do ex-lateral esquerdo Roberto Carlos, a aposentada Gismalia dos Santos Silva venceu a batalha contra a Covid-19. Aos 100 anos, a idosa recebeu alta depois de passar 30 dias internada por conta de complicações da doença. Mesmo ainda necessitando de aparelhos para ajudar na respiração, a recuperação dela foi motivo de grande festa para os familiares.

Segundo o pai de Roberto Carlos, em entrevista ao G1, o último mês foi de grande apreensão. Com 70 anos, o pai do craque do Penta disse que a mãe apesar da idade avançada, tinha uma vida ativa antes da doença. Após contrair a Covid-19, o quadro clínico da aposentada mudou drasticamente.

Devido à intensificação dos sintomas, dona Gismalia foi levada para um hospital de Limeira (SP), onde ficou internada por 30 dias na enfermaria, utilizando sempre oxigênio. Oscar destacou que por “sorte”, a mãe não precisou ser entubada ou transferida para uma unidade de UTI.

Com a dificuldade para respirar, dona Gismalia foi levada a um hospital de Limeira (SP), onde permaneceu por exatos 30 dias na enfermaria, sempre com o uso de oxigênio. O filho destaca que, “ainda bem”, a mãe não precisou de intubação ou atendimento na UTI.


“Olha, ela é muito forte, graças a Deus. Apesar da idade, nunca precisou de ninguém. Andava, comia, bebia, tudo normal. Essa força ajudou. Tem gente que nem acredita que ela tem essa idade”
, afirma. 

Monitoramento continua

Para garantir a alta hospital de dona Gismalia, os familiares tiveram que instalar um cilindro de oxigênio para a aposentada. No último sábado (12), ela enfim recebeu a liberação, e a festa que se tornou comum nos hospitais em casos de vitória contra a Covid-19, ocorreu em casa, contando inclusive com a participação de familiares, amigos e até o prefeito.

Aos 100 anos, dona Gismalia tem três dos cinco filhos que deu à luz ainda vivos, e já é tataravó.