Apocalipse: efeitos especiais e momentos impactantes marcam o último capítulo

PUBLICIDADE

No ar desde abril desse ano, quando Amor Sem Igual precisou sair do ar por conta da paralisação das gravações na pandemia, Apocalipse chega ao fim com os fiéis expectadores da Record TV divididos entre amar e odiar a trama.

A novela termina com uma trama repleta de efeitos especiais. No último capítulo, com pouca gente para Ricardo Montana matar, já que ele assassinou metade do elenco da trama nos capítulos anteriores, incluindo sua esposa, seu pai, aliados e rebeldes, o anticristo não tem muita gente para cravar suas espadas samurai.

Primeiramente, o anticristo e todos os seus aliados sentirão na pele a fúria de Deus, com chagas que doem e coçam aparecendo em seus corpos, água virando sangue e desastres naturais assolando a terra. O maior terremoto que já existiu acontecerá, matando milhares de pessoas que aceitaram a marca da besta.

Após o sumiço dos ferimentos, Ricardo estará a mesa com sua mãe, quando perderá a paciência com a mesma e a matará. Em seguida, conseguirá descobrir o paradeiro de Zoe e cia e embarcará em uma aeronave com Stefano e seus soldados, para aniquilar cada um de seus inimigos.

Ao chegar no deserto, muitos dos fiéis já morreram, como Tamar, Brenda, Tião e Marta, pois não suportaram ficar sem água e comida por tanto tempo em um calor escaldante. Ricardo mexerá com o psicológico de todos oferecendo frutas e água. Quando estiver prestes a decapitar Benjamin diante de Zoe, Davi e todos do acampamento, Jesus voltará, fazendo com que o anticristo e o falso profeta caiam no chão, possuídos e fracos.

Satanás sairá do corpo de Ricardo diante de todos, assustando seus soldados e os rebeldes. Ali, Satanás não terá mais forças para nada além de se debater por causa da chegada do Messias. Todos os que mantiveram sua fé no deserto, são arrebatados, enquanto um buraco se abre no chão, para que Ricardo, Satanás e Stefano sejam lançados no inferno.

Muitos efeitos especiais marcam essas cenas finais, com pessoas e o próprio demônio queimando em um lago de lava e fogo. Pessoas se agonizando no inferno aparecem a todo tempo, incluindo os personagens conhecidos que estavam mortos, como André e Alan.

Ocorre o julgamento final. Todos que receberam a marca, além daqueles que já haviam morrido antes do reinado do anticristo, são julgados. Os mentirosos, idolatras, entre outros, são lançados no inferno. Os que mantiveram sua fé, fugindo do que era errado, como mentira, fofoca, preconceito e tudo o mais que os condenados fizeram, são premiados com a coroa da vida e levados para um lugar de paz ao lado de Jesus.

As cenas finais se encerram com todos os salvos de branco, inclusive aqueles que foram arrebatados no início da trama, em meio a nuvens. As cenas são mostradas ao som de uma música gospel em inglês.

A versão original teve 155 capítulos. A versão compacta totalizou 110 capítulos. A partir de amanhã, 22, a Record TV volta a exibir a trama da Poderosa, Amor Sem Igual. Nos primeiros quatro capítulos, a novela contará com um compacto dos capítulos exibidos nos primeiros quatro meses da trama. A partir da próxima semana começam os capítulos inéditos, que chegam ao fim em dezembro.