15 curiosidades sobre a novela A Força do Querer

PUBLICIDADE

A novela A Força do Querer voltou ao ar na TV na noite desta segunda-feira (21) e promete movimentar o Brasil nos próximos meses. A trama deve ficar no ar até fevereiro, quando a TV Globo voltará com Amor de Mãe. O folhetim inédito foi interrompido em março devido à pandemia do coronavírus. Até lá, os telespectadores podem se deliciar com a história de Ritinha e companhia em A Força do Querer.

Se você não assistiu quando foi exibida em 2017, veja curiosidades sobre a novela. Se já assistiu, relembre. Ísis Valverde é Ritinha. A atriz aprendeu a fazer apneia para viver a personagem e conseguia ficar dois minutos embaixo d’água. Parada, chegava a quatro minutos. Impressionante. Por falar em Ritinha, a cauda de sereia que ela usava foi desenvolvida pelos departamentos de Figurino, efeitos especiais, caracterização de efeitos e Fábrica de Cenários da Globo. Pesava 24 quilos.

Dan Stulbach dá vida à Eugênio, pai de Ruy (Fiuk). O ator pediu dicas ao pai de Fiuk na vida real, Fábio Jr., para viver o personagem. Lilia Cabral indicou Juliana Paiva para ser sua filha na ficção. Silvana, a mãe, e Simone, a filha, tinha boa química em cena. O bairro Pequeno Portugal, onde se passa parte da trama, é uma referência ao bairro Ponta D’Areia, em Niterói. Ficou parecido.

Juliana Paes multifacetada

A sexta curiosidade envolve as rivais na novela Juliana Paes e Carla Diaz. As duas já haviam trabalhado juntos em Laços de Família e O Clone. Por falar em Juliana, ela mesma fazia sua maquiagem e cabelo. Paolla Oliveira é policial e lutadora do UFC na novela.

O final da personagem Jeiza foi gravado no UFC que aconteceu no Rio de Janeiro quatro meses antes do fim da novela. A lutadora Erica Paes (foto abaixo e sem parentesco com a Juliana) foi a coaching de Paolla Oliveira na trama.

A personagem Ivana, que depois vira Ivan, foi criada por Gloria Perez com a ajuda de Tarso Brant. Ele participa da trama como o personagem T. O personagem Sabiá, de Jonathan Azevedo, se destacou tanto que da participação especial virou um dos mais importantes da trama.

Dublê em ação em A Força do Querer

Roberta Felipe, de 32 anos, era dublê na novela A Força do Querer. Ela entrava em cena quando Débora Falabella, Paolla Oliveira e Juliana Paes precisavam. As unhas da personagem Joyce, vivida por Maria Fernando Cândido, eram postiças. Tornou-se um dos itens mais pedidos da novela.

O ator Marco Pigossi ganhou de Ísis Valverde, antes do início da novela, um cordão que usou como amuleto. Por fim, Rodrigo Lomnbardi e Emilio Dantas tornaram-se amigos durante a novela. Eles assistiram a alguns episódios na casa de Lombardi jogando pingue-pongue.