Mãe do apresentador Luiz Bacci foi vítima de golpe no WhatsApp; detalhes e como não cair

PUBLICIDADE

Muita gente sabe que o WhatsApp é uma ferramenta bastante utilizada por bandidos para aplicar golpes. O grande problema é que os marginais estão sempre inovando na hora de fazer novas vítimas no aplicativo de troca de mensagens instantâneas. A mais nova vítima do pedaço foi a mãe do apresentador da Record TV, Luiz Bacci

A primeira coisa que chama a atenção é fato de o bandido entrar em contato com a mulher se passando por Bacci. O golpista a chamou no WhatsApp, se passando por Bacci, e pediu que ela salvasse em sua agenda o novo número de telefone.

Bacci revelou ao vivo no Cidade Alerta que tem o costuma de trocar de telefone com frequência. A mulher acreditou que se tratava do filho e salvou o número. Em seguida, a conversa continua e golpe acontece. O bandido do outro lado da conversa pede R$ 8.850 para a mulher. 

O dinheiro deveria ser depositado em uma conta. Ela assim o faz. A princípio, a mãe de Bacci conseguiu transferir apenas R$ 8.000. Como o golpe aconteceu antes das 8h, ela esperaria o gerente chegar ao banco para pedir liberação do restante do valor.

Como não cair no novo golpe do WhatsApp

A mãe de Bacci só percebeu que era um golpe depois que ligou no telefone verdadeiro do filho e conseguiu falar com ele. Bacci contou que não pediu dinheiro. Para sorte dela, o golpista passou o número da conta errada e o dinheiro foi devolvido.

Durante o Cidade Alerta, Bacci foi mostrando print da conversa e dizendo que não costuma usar certas palavras utilizadas pelo golpista, que escreve de forma bem formal. O golpista também cometeu um erro de português. Portanto, prestar atenção à forma como a pessoa escreve é uma delas.

Em segundo lugar, se alguém diz que trocou o número de telefone e em seguida pede dinheiro, é recomendável ligar para a pessoa  – no suposto número novo e no antigo também – para confirmar se de fato é a pessoa quem está do outro lado da linha.

Uma chamada de vídeo é ainda melhor do que a ligação somente por voz. Somente depois de ter 100% de certeza que se trata da pessoa, é que deve-se fazer transferência, pagar boletos ou outras situações envolvendo dinheiro. Lembre-se sempre: os golpistas estão à solta.