Morre Quino, criador da Mafalda, uma das garotinhas mais amadas dos quadrinhos

PUBLICIDADE

Faleceu na manhã desta quarta-feira, 30 de setembro, o cartunista argentino Joaquín Salvador Lavado Tejón, que se tornou mais conhecido pelo público pelo nome artístico de Quino, o criador da personagem de quadrinhos Mafalda. Quino tinha 88 anos.

Seu falecimento veio a público através do editor Daniel Divinsky. Até o momento, o motivo da morte do artista, que tinha uma legião de admiradores, não foi divulgada pela família.

Em seu primeiro trabalho como cartunista, há algumas décadas, Quino criou Mafalda, uma garotinha de 6 anos, que é fã dos Beatles, odeia sopa e está sempre questionando os problemas sociais do mundo. O artista morreu na cidade de Buenos Aires, na Argentina. 

A carreira de Joaquín Salvador Lavado Tejón

O desenhista nasceu na cidade de Mendoza, na Argentina. Ele deu início à sua carreira no ano de 1962. Na época, ele criou a personagem Mafalda para ser usada em uma campanha publicitária, o que não aconteceu, considerando que foi rejeitada pela empresa.

Com isso, os quadrinhos da menina de grande juba e laço no cabelo foram divulgados em jornais, chegando às mãos de milhares de pessoas. A garotinha, então, começou a ser amada pelo público até os dias atuais.

A garotinha Mafalda fez tanto sucesso pelo mundo inteiro que as produções envolvendo a personagem receberam traduções para mais de trinta idiomas, chegando a serem lidas por admiradores de diversos países.

Depois que a morte de Quino foi divulgada, uma enorme quantidade de internautas foram às redes para deixar suas últimas mensagens ao artista e também para lamentar seu falecimento.