Crise de audiência? TV Globo perde 3 milhões de espectadores em um mês

A troca da novela ‘Fina Estampa’ por ‘A Força do Querer’ rendeu queda na audiência da emissora.

PUBLICIDADE

A TV Globo é uma das únicas redes de televisão que normalmente consegue ultrapassar os 20 pontos de Ibope. O canal da família Marinho, que se consolidou por décadas como a maior do país (em estrutura e audiência), vence suas concorrentes na maioria das vezes, mas as coisas não andam muito boas por lá, mesmo com uma audiência consideravelmente grande.

Para se ter uma ideia, em um mês, a novela A Força do Querer conseguiu derrubar a audiência global em 3 milhões de espectadores em todo o país, de acordo com levantamento do TV Foco com base nos dados do Ibope.

Fina Estampa, considerada por internautas uma novela menos complexa, conseguia ultrapassar facilmente os 30 pontos de audiência, enquanto A Força do Querer patina para conseguir se manter acima dos 25 pontos.

Audiência de ‘A Força do Querer’

Em um comparativo mais simples entre as primeiras semanas de exibição, A Força do Querer conseguiu 27,1 pontos em todo o país, ante 32 pontos de Fina Estampa, também na primeira semana.

A Força do Querer, diga-se de passagem, possui uma trama mais complexa, com núcleos compostos por assuntos mais dramáticas e polêmicos, como a inserção de temas LGBT+. A personagem Ivana, que se torna um homem trans, no decorrer da história e de Nonato, que durante o dia trabalha como segurança e durante a noite se traveste de mulher e encarna a personagem Elis Miranda.

Por outro lado, é importante ressaltar que Fina Estampa começou nas primeiras semanas do surto dA Covid-19, onde o isolamento social era maior, o que aumenta o número de televisores ligados. Mas, de qualquer forma, a Globo está trabalhando para cortar cenas da novela, a fim de acelerar a história, tornando-a mais atrativa.