in

Fãs de Gabriel Diniz se revoltam com divulgação de fotos do corpo do cantor morto

G1 / Instagram Gabriel Diniz
Publicidade

Toda vez que algum famoso morre, a história se repete: imagens do corpo são compartilhadas nas redes sociais e em grupos de WhatsApp e se espalham rapidamente, podendo chegar até mesmo a amigos próximos e familiares do morto em questão.

Na segunda-feira (27), morreu o cantor Gabriel Diniz, de 28 anos. Ele viajava de Salvador, capital da Bahia, para Maceió, capital de Alagoas, quando o monomotor onde ele estava caiu. Morreram ele, o piloto e o copiloto.

Rapidamente, as imagens dos corpos no mangue onde o avião caiu passaram a circular nas redes sociais, especialmente em grupos do WhatsApp. Além de fotos, havia também vídeos.

Publicidade
Publicidade

Fãs pedem que imagens não sejam compartilhadas

Os fãs de Gabriel Diniz e outros internautas conscientes se posicionaram sobre o compartilhamento desse tipo de imagem nas redes sociais e pediram que isso fosse evitado.

“Em respeito ao Gabriel Diniz, à família e aos fãs, em hipótese alguma compartilhem fotos dos corpos, isso é totalmente DESUMANO e desrespeitoso”, comentou um internauta no Twitter.

“É claro que já tá rolando foto do corpo do Gabriel Diniz no WhatsApp. Porque o pessoal carniceiro não perde uma. Gente baixa, vil, sem respeito com a família”, escreveu o jornalista Gabriel Vaquer.

Compartilhar fotos de pessoas mortas é crime

O pedido para que não se compartilhe fotos de pessoas mortas não é apenas uma dica para evitar algo incômodo e cruel. Isso também evita um crime. Compartilhar fotos de pessoas mortas sem autorização é crime previsto no Código Penal Brasil.

Quem for denunciado cometendo esse crime pode pegar de um a três anos de detenção, além de multa, caso seja condenado. As autoridades conseguem identificar também quem faz esse tipo de compartilhamento usando perfis falsos.

Publicidade
Publicidade
Diogo Marcondes

Escrito por Diogo Marcondes

Jornalista formado desde 2015. Jornalista por vocação desde que nasceu. Redator da i7 Network. Aqui escrevo sobre política, futebol, TV & famosos e qualquer outro assunto que esteja repercutindo no Brasil e no mundo.
Entre em contato comigo pelo @DiogoMarcondes no Twitter!