A Cinco Passos de Você decepciona com clichês e distanciamento do público

PUBLICIDADE

As tragédias românticas adolescentes fascinam o mundo desde que William Shakespere escreveu seu famoso Romeu e Julieta, e aos poucos o cinema foi criando novas estórias sobre a temática, como Um Amor para Recordar, qualquer adaptação dos livros de Nicholas Sparks, e mais recentemente, A Culpa é das Estrelas, cujo público-alvo é justamente onde A Cinco Passos de Você colocou suas expectativas, de forma que a comparação se tornou inevitável. 

Em A Cinco Passos de Você, dois adolescentes sofrem de uma doença (Fibrose Cística) cuja interação entre pacientes pode ser fatal, de forma que o protocolo rege uma distância mínima entre dois pacientes da mesma doença. Mas como tudo que é proibido é mais gostoso, obviamente ambos se apaixonam e tentam viver uma história de amor impossível.

O longa desperta a simpatia imediata do público ao trazer o jovem galã de Riverdale, Cole Sprouse, ao lado de Haley Lu Richardson, praticamente desconhecida. A química entre ambos é imediata, e o público, carente de uma boa história de amor, logo compra o casal. O filme tinha tudo para decolar. 

Infelizmente, o arco narrativo dos personagens parece divido em dois: até determinada tragédia, que é de longe o ponto alto do filme, emocionando os espectadores, a narrativa é coesa e bem construída, mas logo após se torna esparsa, aleatória e sem sentido, descasando a empatia do público, que deixa de se importar com o casal de protagonistas tamanha é a falta de nexo e senso que se segue. Adolescentes são criaturas de bom senso questionável, mas existe uma construção de personagem que precisa fazer algum sentido, e isso se perde na metade do filme. 

Talvez a derrocada se dê por culpa da direção, que rodou diversos finais alternativos, e resolveu escolher um completamente diferente do livro que inspirou o filme. Fato é que o filme não consegue sequer chegar perto ao seu comparativo, e mais do que isso, se distancia muito mais que cinco passos do público, sendo muito fácil de se esquecer rapidamente.