‘Matei os neurônios do meu filho’: Larissa Carvalho, a mãe que fez desabafo comovente enfrenta novo desafio

PUBLICIDADE

A mãe que fez o desabafo dizendo que matou o neurônio do filho enfrenta nova luta. A jornalista Larissa Carvalho, da Rede Globo, foi buscar ajuda depois de ter percebido que aos cinco meses, o filho não estava se desenvolvendo como o esperado. Ela contou que começou a buscar informações e entender o que estava acontecendo com a criança.

Na época, ela recebeu o diagnóstico de paralisia cerebral que foi provocado pela própria alimentação. A doença rara do pequeno Théo poderia ter sido identificada de maneira precoce logo após o nascimento e sendo tratada não haveria nenhum tipo de sequela na criança. Sem nenhum problema diagnosticado no pré-natal e com um parto dentro da normalidade, o desenvolvimento de Théo preocupava a família.

Depois de muita investigação , uma tomografia finamente revelou que Théo havia perdido neurônios em parte do seu cérebro. Larissa, que é repórter da TV Globo Minas, contou com detalhes tudo que viveu em uma palestra. Ela contou que depois do baque de saber o problema da criança, os profissionais deram início a investigação sobre o que teria provocado a paralisia no cérebro. A conclusão da mãe deixou todos chocados com a declaração: “Eu matei os neurônios do meu filho”, disse Larissa.

Théo foi diagnosticado com acidúria glutárica, uma doença genética que afeta uma a cada 30 mil crianças. Ela consiste na incapacidade da criança de conseguir digerir proteínas de forma adequada. “Todo mundo tem umas ‘tesourinhas’ dentro do corpo. Uma vai ‘cortar’ a gordura, outra vai ‘cortar’ uma vitamina, e tem a ‘tesourinha’ que ‘corta’ a proteína – mas a dele não funciona bem”, explicou a jornalista durante a sua participação no programa Encontro, da apresentadora Fátima Bernardes.

A doença faz com que o corpo não consiga digerir de forma correta a proteína dos alimentos e começar a liberar um ácido que danifica o sistema nervoso central. O que aconteceu com o garotinho desde a sua primeira amamentação. Quando perguntou aos médicos como poderia ter ficado sabendo da doença, o profissional explicou que é possível identificar através do teste do pezinho.

No caso do filho da jornalista isso não ocorreu devido ao teste que é feito no Brasil. Se feito na rede privada, o teste do pezinho pode identificar mais de 50 doenças que, quando são diagnosticadas precocemente podem ser tratadas. Já no SUS, o teste só cobre apenas seis doenças.

Jornalista enfrenta novo desafio

Théo é uma criança feliz, mas precisa de cuidados integrais, pois não anda e nem fala. Atualmente, o desafio de Larissa é tentar evitar que outras crianças passem pela mesma situação. Hoje, a luta de Larissa é para que seja possível ao menos uma melhor informação, bem como a questão da ampliação do teste para o SUS – Sistema Único de Saúde. Ela está tentando chegar a um milhão de assinaturas para que o governo possa se organizar e realizar o rastreamento de mais enfermidades através do teste do pezinho.