Vídeo de Boechat viraliza e Monalisa Perrone é duramente criticada após protestos no Carrefour

PUBLICIDADE

Esta sexta-feira (20), Dia da Consciência Negra ficou marcada por um caso lamentável de racismo no Brasil. Um homem foi brutalmente morto aos socos e pontapés por dois seguranças do hipermercado Carrefour na última quinta-feira (19). Contudo, a repercussão sobre o caso ocorreu um dia depois, deixando anônimos e famosos revoltados com tamanha crueldade. 

Manifestações contra o racismo se espalharam pelo Brasil, houve relatos de protestos em Porto Alegre, local onde o homem foi morto, em São Paulo, onde houve depredação e até mesmo fogo e no Rio de Janeiro, local que contou com participação de famosos, como Nego do Borel e Rafael Zulu. 

A CNN noticiou as manifestações usou por diversas vezes a palavra vandalismo para dalar sobre os protestos, o que gerou críticas na internet. Monalisa Perrone também usou a palavra para falar sobre as manifestações no supermercado Carrefour em São Paulo que contou com invasão e quebradeira no local.

Internautas que não concordam com atribuição de vândalos às pessoas que participaram do protesto, usaram as redes sociais para relembrar um vídeo do jornalista Ricardo Boechat sobre o assunto vandalismo.

No vídeo que viralizou, o apresentador usa o argumento de que “revolta não é vandalismo”. “Vandalismo é o cacet3!”, disse Boechat no vídeo antigo que voltou a viralizar após protestos contra racismo provocado por morte de homem negro no supermercado. 

A declaração está sendo bastante elogiada por internautas que aproveitaram para criticar a apresentadora Monalisa pelo uso dos termos: “Sobre o que aconteceu hoje no Carrefour da Pamplona, em São Paulo, vale relembrar o que Boechat. Vandalismo é o que o Estado faz com a população. Pega essa visão Monalisa Perrone”.

“Adorei o vídeo que o pessoal resgatou do Boechat falando sobre o que é vandalismo. Revolta não é vandalismo. Não mesmo. O brasileiro está saindo do estado de apatia e isso é muito bom”!, elogia um internauta.

Outro compartilhou o vídeo e enalteceu a fala de Boechat: “Para os defensores das vidraças, o saudoso Ricardo Boechat explica o que é vandalismo e revolta. Como ele faz falta nessa atualidade. Enquanto isso, a @CNNBrasil insiste em chamar os manifestantes de vândalos. Viva a Consciência Negra”.