Câncer de Fátima Bernardes é mais comum do que se imagina e pode matar; identifique os sintomas

PUBLICIDADE

Fátima Bernardes, com o anúncio de seu diagnóstico para câncer de útero, fez acender um alerta importante para todas as mulheres do país. Os dados mais recentes divulgados pelo Inca (Instituto Nacional do Câncer) indicam que, no país, existem aproximadamente 16 mil novos diagnósticos a cada ano da mesma doença, sendo o terceiro que mais acomete o gênero feminino.

Por ser um tipo de câncer comum, os cuidados precisam ser redobrados. Ao passo que a idade vai chegando, é fundamental que as mulheres façam exames preventivos, a fim de que a enfermidade possa ser descoberta o quanto antes. Fátima Bernardes, por exemplo, somente soube da existência do tumor após exames de rotina, uma vez que não vinha apresentando nenhum sintoma.

A importância do diagnóstico precoce pode ser explicada em números. De acordo com os especialistas, quando o câncer de colo de útero é descoberto ainda em estágio inicial, as chances de cura aumentam de maneira drástica, atingindo a casa dos 80% a 90%.

É muito difícil falar em sintomas quando estamos tratando do câncer de útero, tendo em vista que costuma ser uma doença silenciosa. Por isso, a oncologista Michelle Samora, do Grupo Oncoclínicas, defende que exames como o Papanicolau sejam feitos periodicamente, sobretudo nas mulheres que já estão no período da menopausa.

Quando em estágio avançado, os sintomas podem incluir sangramentos vaginais, dor na pelve e corrimento. Apresentando qualquer uma dessas ocorrências, a mulher deve procurar ajuda médica de imediato, a fim de que a doença seja diagnosticada o quanto antes.