William Bonner e Renata Vasconcellos devem depor em delegacia do RJ; há risco de prisão

PUBLICIDADE

William Bonner e Renata Vasconcellos estão de férias do Jornal Nacional desde a última sexta-feira. Nesta quarta-feira (9), os dois terão que sair de casa e ir até a Delegacia de Repressão de Crimes de Informática (DRCI), em Benfica, para depor sobre suposta desobediência à decisão judicial.

Bonner e Renata foram alvo de queixa-crime da defesa do senador Flávio Bolsonaro (Republicanos-RJ) depois de divulgarem no Jornal Nacional que o Ministério Público do Rio de Janeiro (MP-RJ) havia denunciado o filho do presidente Jair Bolsonaro por suposta participação em esquema de “rachadinha” nos tempos em que era deputado estadual pelo Rio de Janeiro.

Em setembro, a Justiça havia determinado que o JN não poderia divulgar informações que corressem em segredo. Quando o telejornal da Globo divulgou a nova ação do MP-RJ, a defesa de Flávio entrou com a queixa-crime e Bonner e Renata foram convocados para depor.

Bonner e Renata podem ser presos se não forem depor

Os jornalistas deverão comparecer à DRCI na tarde desta quarta-feira. O depoimento de Renata está marcado para as 14h. Bonner vai depor 30 minutos depois. Ainda não se sabe se os dois chegarão juntos, nem se serão acompanhados por mais alguém da Globo.

Na notificação enviada a eles, constava a informação de que se não comparecessem teriam praticado crime de desobediência e poderiam ser punidos com detenção de até seis meses e multa. Os jornalistas devem ir à delegacia acompanhados de seus advogados. A imprensa deve fazer campanha em frente à delegacia e ficar lá até a hora em que os jornalistas forem embora.