Luto na música: morre de Covid-19 um dos maiores sambistas do Brasil

PUBLICIDADE

O mundo do samba e da música está de luto no Brasil. Morreu nesta sexta-feira (11), aos 80 anos, Ubirany Félix do Nascimento, do grupo Fundo de Quintal. Ele estava internado em um hospital do Rio de Janeiro depois de ter sido diagnosticado com a Covid-19, doença causada pelo coronavírus.

Ubirany faz parte da história do samba no Brasil. Ele foi o responsável por introduzir o repique de mão no ritmo musical. O instrumento ficou historicamente ligado ao grupo Fundo de Quintal por causa de Ubirany. Aos 80 anos, ele fazia parte do grupo de risco para a Covid-19.

Nos anos 1970, Ubirany foi um dos fundadores do grupo Fundo de Quintal, por onde passou grandes nomes da música brasileira, como Arlindo Cruz e Sombrinha. O Fundo de Quintal emitiu nota lamentando a morte de Ubirany.

“A assessoria informará, posteriormente, questões sobre velório e sepultamento do sambista. Pedimos respeito ao luto de amigos e familiares, que se manifestarão em momento oportuno e espontâneo”, afirmou a assessoria do grupo de samba.
Por ter morrido de Covid, tudo deve acontecer de maneira rápida e com muitas restrições.

Covid-19 já matou quase 180 mil brasileiros

A doença causada pelo coronavírus fez muitas vítimas fatais no Brasil. Desde março, quando o primeiro óbito foi registrado no país, quase 180 mil pessoas morreram. Esta marca deve ser atingida entre hoje e amanhã. O país é o segundo no triste ranking de óbitos por causa da doença. Entre as vítimas, estão muitas pessoas famosas. Recentemente, a morte do ator Eduardo Galvão, de 58 anos, causou comoção no meio artístico nacional.